Redação Juruá Online
Nesta segunda-feira, 2 de dezembro, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início à Campanha Dezembro Vermelho, dedicada à prevenção do HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. O evento ocorreu na praça Orleir Cameli, onde equipes de saúde realizaram testes rápidos para hepatites B e C, sífilis e HIV ao longo da manhã.
Atualmente, Cruzeiro do Sul possui 109 pessoas cadastradas com HIV, sendo que nove casos foram diagnosticados apenas em 2024. Francisco Silva da Conceição, um vendedor ambulante que passou pela praça e aproveitou para fazer os exames, elogiou a iniciativa: “É muito bom, porque a gente se previne das doenças. Fazendo o exame, a gente pode saber qual doença tem e se tratar. A prefeitura está de parabéns”, destacou.
O secretário municipal de saúde, Áureo Neto, enfatizou que a campanha será expandida para escolas e bares da cidade, visando conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico e a prevenção do HIV. “A Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul, junto com a Secretaria Municipal de Saúde, vem investindo muito em prevenção. Estamos fazendo os testes rápidos e acompanhando os casos”, explicou.
Além dos testes, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) oferece suporte para a prevenção e tratamento de casos diagnosticados. Dois medicamentos estão disponíveis na rede pública: a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV). A PEP é indicada após um possível contato com o vírus, enquanto a PrEP é utilizada antes da exposição em pessoas com alto risco de infecção.
Rafaela Palmeira, coordenadora do SAE, destacou que a equipe está realizando orientações sobre os medicamentos e a importância do uso de preservativos. Os medicamentos estão disponíveis no SAE, ao lado do Centro do Agricultor, e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Unidade da 25 de Agosto.
“A gestão tem investido muito nessa área de prevenção, e hoje contamos com dois serviços voltados pra essa prevenção, que é o CTA e o SAE”, concluiu Rafaela.