Foto: Izabelle Farias/Sesacre
Redação Juruá Online
O governo do Acre intensifica suas ações no combate ao HIV, oferecendo gratuitamente a profilaxia pré-exposição (PrEP) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O medicamento está disponível nas Unidades de Referência em Atenção Primária (Uraps) e no Serviço de Assistência Especializada (SAE) na Fundhacre, em Rio Branco.
De acordo com Jozadaque da Silva Beserra, coordenador do Núcleo Estadual de Infecção Sexualmente Transmissível (IST) da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), a PrEP é uma ferramenta crucial na prevenção ao HIV. “A PrEP consiste na ingestão de comprimidos antes da relação sexual, preparando o organismo para possíveis contatos com o vírus, além de garantir acompanhamento regular de saúde, com testagens frequentes para HIV e outras ISTs”, explicou.
O Ministério da Saúde recomenda o uso da PrEP para pessoas em situações de vulnerabilidade, como aquelas que costumam não usar preservativos ou que têm histórico de ISTs, além de indivíduos que já utilizaram a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que realizam sexo em troca de dinheiro ou participar de chemsex, onde as relações acontecem sob efeito de drogas.
A enfermeira Gorete Soares, do SAE, ressalta a importância do acompanhamento para os pacientes que buscam a PrEP: “Atendemos os pacientes por demanda espontânea. Durante a consulta, realizamos um teste rápido para confirmar a ausência de infecção pelo HIV. Se o resultado for negativo, a medicação é disponibilizada na primeira consulta, com acompanhamento contínuo da equipe multiprofissional”, afirmou.
A implementação da PrEP representa um avanço significativo na redução de novas infecções por HIV, complementando outras metodologias de prevenção, como o uso de preservativos e o diagnóstico precoce.





