booked.net

A Escola Municipal Chico Mendes, de Rio Branco, é o grande destaque do Acre no IDEB 2023 nos primeiros anos do ensino fundamental

Compartilhe:

Hoje é o segundo dos três artigos que nos propomos a discorrer sobre os números do Acre no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023. Vamos refletir sobre os números para os primeiros anos do Ensino Fundamental. No artigo destacaremos a escola campeã do Acre na modalidade, a Escola Municipal Chico Mendes, da cidade de Rio Branco.

Relembrando, o Ideb é o principal indicador da educação básica pública e privada do Brasil e é medido em uma escala que varia de 0 a 10, considerando a nota das escolas em avaliações de português e matemática aplicadas na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), compilados pelo Censo Escolar e o fluxo escolar.

Como dito no artigo anterior, o resultado do Ideb é um indicativo da qualidade do ensino acreano, guardada as devidas proporções, haja vista que somente duas área do conhecimento serem objeto de avaliação. Mas o índice oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências de dados.

O Ideb do Ensino Fundamental do Acre – anos iniciais, alcançou o Índice de 5,8, ocupando o 14º lugar no Brasil e o 1º lugar na Região Norte

O Ideb Brasil do ensino fundamental – anos iniciais, foi de 6,0 e foi superado apenas, por sete estados da federação (PR, CE, SP, SC, DF, MG, ES e GO). Os Estados de Alagoas, Rio Grande do Sul e Mato Grosso obtiveram o mesmo Índice nacional do Ideb (6,0).

A Região Norte alcançou um índice de 5,2 e, somente os estados do Pará (5,1) e do Amapá (5,0) obteveram  um indicador abaixo ao da região. O Acre foi o estado que obteve a maior nota regional, seguido por Amazonas (5,7), Rondônia (5,6), Tocantins (5,6) e Roraima (5,5) .

A rede privada o Acre (7,1) ficou apenas 0,1 ponto percentual do índice ao nacional (7,2), ambos superando o índice regional (6,9). Já na rede pública, o índice do Acre (5,7) ficou igual ao índices nacional e acima do da Região Norte (5,2).

Brasiléia foi destaque da rede estadual e Rio Branco das redes federal e municipal

Na tabela a seguir destacam-se os municípios e as respectivas redes de ensino que conseguiram um Ideb igual ou superior ao do estado. Foram 13 Redes e 9 Municípios que conseguiram esse feito. A melhor rede municiopal foi a de Rio Branco (6,4), seguida pela de Epitaciolância (6,2) e a de Xapuri (6,0). Quanto a rede estadual os destaques foram: Brasiléia (7,6), Cruzeiro do Sul (6,5) e de Senador Guiomard (6,5). A rede federal representada pelo Colégio de Aplicação da UFAC, alcançou um ideb de 7,0.

ACRE – IDEB 2023 – MUNICÍPIOS QUE FICARAM COM NOTA IGUAL OU ACIMA DA MÉDIA ESTADUAL – ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR – ANOS INICIAIS- NOTAS POR REDE
MunicípiosRedeIdebMunicípiosRedeIdeb
1BrasiléiaEstadual7,68Rio BrancoEstadual6,2
2Rio BrancoFederal7,09XapuriEstadual6,2
3Cruzeiro do SulEstadual6,510XapuriMunicipal6,0
4Senador GuiomardEstadual6,511FeijóEstadual5,9
5Rio BrancoMunicipal6,412Senador GuiomardMunicipal5,9
6TarauacáEstadual6,313Sena MadureiraMunicipal5,8
7EpitaciolândiaMunicipal6,2
Fonte: MEC/Inep – Cálculos do autor
    61% das escolas avaliadas ficaram com Ideb abaixo da média estadual Na tabela a seguir mostram-se as escolas estaduais e municipais que tiveram notas no Ideb 2023. Foram 226 no total (1 federal, 97 estaduais e 129 municipais). Das escolas estaduais 38, correspondendo a 39% do total, não conseguir igualar suas notas com o ideb estadual (5,8). Já as municipais, foram 99, correspondendo a 60,6% do total. Luz vermelha acessa para as escolas situadas em 10 municípios: Acrelândia, Assis Brasil, Bujari, Capixaba, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Santa Rosa e Porto Acre, onde nenhuma, seja da rede estadual ou municipal, alcaçaram um ideb igual a média estadual de 5,8.
ACRE – IDEB 2023 – INDICADORES SELECIONADOS  – ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR – ANOS INICIAIS – MUNICÍPIOS  POR REDE
MunicípioNº de Escolas com nota no IdebNº de Escolas com Ideb igual ou acima da média estadualNº de Escolas com Ideb abaixo da média estadual
EstadualMunicipalEstadualMunicipalEstadualMunicipal
Brasiléia161105
Cruzeiro do Sul161791716
Epitaciolândia050302
Feijó262105
Plácido de Castro441133
Rio Branco58*2639151911
Rodrigues Alves090108
Sena Madureira291415
Senador Guiomard533122
Tarauacá372116
Xapuri211110
Acrelândia040004
Assis Brasil030003
Bujari220022
Capixaba020002
Jordão110011
Mâncio Lima050005
Manoel Urbano040004
Marechal Thaumaturgo060006
Porto Walter030003
Santa Rosa010001
Porto Acre150015
TOTAL9712959303899
Fonte: MEC/Inep – Cálculos do autor – Contém uma Escola Federal (CAP – Ufac)

Com nota de 8,4 a Escola Municipal Chico Mendes de Rio Branco foi a grande campeã acreana no IDEB 2023 do Ensino Fundamental – primeiras séries do Acre

Na tabela a seguir constam os dois estabelecimentos de cada municípios mais bem colocados, no Ideb do ensino fundamental regular – primeiras séries. Destaca-se por rede e são listados os municípios em que pelos menos uma escola, obteve nota igual ou superior à média estadual (5,8).

O grande destaque estadual foi a Escola Municipal Chico Mendes, pertencente a rede do Município de Rio Branco. Que merece os parabéns de toda sociedade acreana.

A Receita do Professor Hélio e sua equipe da Escola Chico Mendes

A coluna ouviu o Professor Hélio Sebastião da Silva, Diretor da Escola Chico Mendes desde 2019. Perguntamos qual a receita utilizada pela escola para alcançar a maior nota do Acre. Resumidamente ele explicou o seguinte:

ACRE – IDEB 2023 – DOIS ESTABELECIMENTOS MELHORES COLOCADOS – ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR – PRIMEIRAS SÉRIES – POR REDE E MUNICÍPIOS EM QUE PELOS MENOS UMA ESCOLA OBTEVE NOTA IGUAL OU SUPERIOR A MÉDIA ESTADUAL
Município Rede EstadualRede Municipal
ESCOLANOTAESCOLANOTA
BrasiléiaESC GETULIO VARGAS7,6ESC JOSE RUY DA SILVEIRA LINO6,2
N/DN/DESC MARIA SOCORRO DE SOUZA FROTA5,7
CapixabaN/DN/DESC NAIR SOMBRA4,5
N/DN/DESC LIMEIRA3,3
Cruzeiro do SulESC PRESBITERIANA DE CRUZEIRO DO SUL7,2ESC ARTHUR MAIA DE CARVALHO5,8
ESC SAO JOSE7,2ESC DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL JOIAS DE CRISTO5,6
EpitaciolândiaN/DN/DESC JOSE HASSEM HALL FILHO7,3
N/DN/DESC JOAO PEDRO DA SILVA6,6
FeijóESC IMACULADA CONCEICAO6,3ESC DR EIRALDO CARNEIRO DE FRANCA5,9
ESC FRANCISCO NUNES LEITAO6,2ESC PROF SEVERINO CORDEIRO4,8
Plácido de CastroESC FRANKLIN ROOSEVELT5,9ESC DOMINGOS GALDINO DA SILVA6,2
ESC SAO LUIZ GONZAGA5,7ESC ELIAS MANSOUR SIMAO5,7
Rio BrancoESC MARECHAL HUMBERTO DE ALENCAR CASTELO BRANCO7,3ESC CHICO MENDES8,4
ESC SAMUEL BARREIRA7,2ESC LUIZ DE CARVALHO FONTENELLE7,9
Rodrigues AlvesN/DN/DESC SANTA CLARA5,8
N/DN/DESC PADRE RAIMUNDO AGNALDO PEREIRA TRINDADE5,6
Senador GuiomardESC VEIGA CABRAL7,5ESC MANOEL GONZAGA B FILHO6,3
ESC BOA VISTA6,2ESC FENELON MANOEL5,5
Sena MadureiraESC CHARLES SANTOS6,2ESC SIQUEIRA DE MENEZES7,0
ESC RAIMUNDO MAGALHAES5,6ESC EUGENIO AUGUSTO AREAL6,1
TarauacáESC INSTITUTO SAO JOSE7,5ESC PROF JOSE AUGUSTO DE ARAUJO6,2
ESC DELZUITE BARROSO BRAGA DE ARAUJO5,8ESC VALDINA TORQUATO DO NASCIMENTO5,5
XapuriESC PLACIDO DE CASTRO6,8ESC PROF RITA MAIA6,1
ESC MADRE GABRIELA NARDI5,1N/D
Fonte: MEC/Inep – Cálculos do autor – N/D – Não disponívél

Além da formação continuada dos professores, o sucesso foi fruto de um trabalho coletivo que envolveu toda a equipe da escola e da comunidade, incluindo os pais dos alunos. Consistiu no acompanhamento de perto do aprendizado das crianças, em duas dimensões: a dimensão 1, onde o professor planeja atividades diferenciadas, dentro da própria sala e a dimensão 2 que é o apoio pedagógico, com o remanejamento entre as turmas.

Conforme o Professor Hélio, funciona assim: a Escola elabora diagnósticos mensais com alunos e, a partir deles, dentro do mesmo ano, é feito um agrupamento de alunos por níveis, envolvendo a apropriação da escrita e o nível de aprendizado aproximado. Com isso é possível traçar estratégias através de novos meios e novas metodologias para a melhoria do aprendizado das crianças. A realização de simulados mensais também é um instrumento valioso de apoio. Tudo isso é utilizado para o replanejamento, pensando em novas estratégias e novos meios de atuação.

Ao finalizar o professor também destacou as várias dificuldades enfrentadas, advindos dos problemas diários da vida escolar. Ressaltou que estar no chão da escola e vivenciar seus problemas diários são atos grandiosos para o aumento do rendimento escolar das nossas crianças.

Que sirva de exemplo!

Orlando Sabino escreve às sextas-feiras no Juruá Online

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima