Hoje é o segundo dos três artigos que nos propomos a discorrer sobre os números do Acre no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023. Vamos refletir sobre os números para os primeiros anos do Ensino Fundamental. No artigo destacaremos a escola campeã do Acre na modalidade, a Escola Municipal Chico Mendes, da cidade de Rio Branco.
Relembrando, o Ideb é o principal indicador da educação básica pública e privada do Brasil e é medido em uma escala que varia de 0 a 10, considerando a nota das escolas em avaliações de português e matemática aplicadas na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), compilados pelo Censo Escolar e o fluxo escolar.
Como dito no artigo anterior, o resultado do Ideb é um indicativo da qualidade do ensino acreano, guardada as devidas proporções, haja vista que somente duas área do conhecimento serem objeto de avaliação. Mas o índice oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências de dados.
O Ideb do Ensino Fundamental do Acre – anos iniciais, alcançou o Índice de 5,8, ocupando o 14º lugar no Brasil e o 1º lugar na Região Norte
O Ideb Brasil do ensino fundamental – anos iniciais, foi de 6,0 e foi superado apenas, por sete estados da federação (PR, CE, SP, SC, DF, MG, ES e GO). Os Estados de Alagoas, Rio Grande do Sul e Mato Grosso obtiveram o mesmo Índice nacional do Ideb (6,0).
A Região Norte alcançou um índice de 5,2 e, somente os estados do Pará (5,1) e do Amapá (5,0) obteveram um indicador abaixo ao da região. O Acre foi o estado que obteve a maior nota regional, seguido por Amazonas (5,7), Rondônia (5,6), Tocantins (5,6) e Roraima (5,5) .
A rede privada o Acre (7,1) ficou apenas 0,1 ponto percentual do índice ao nacional (7,2), ambos superando o índice regional (6,9). Já na rede pública, o índice do Acre (5,7) ficou igual ao índices nacional e acima do da Região Norte (5,2).
Brasiléia foi destaque da rede estadual e Rio Branco das redes federal e municipal
Na tabela a seguir destacam-se os municípios e as respectivas redes de ensino que conseguiram um Ideb igual ou superior ao do estado. Foram 13 Redes e 9 Municípios que conseguiram esse feito. A melhor rede municiopal foi a de Rio Branco (6,4), seguida pela de Epitaciolância (6,2) e a de Xapuri (6,0). Quanto a rede estadual os destaques foram: Brasiléia (7,6), Cruzeiro do Sul (6,5) e de Senador Guiomard (6,5). A rede federal representada pelo Colégio de Aplicação da UFAC, alcançou um ideb de 7,0.
ACRE – IDEB 2023 – MUNICÍPIOS QUE FICARAM COM NOTA IGUAL OU ACIMA DA MÉDIA ESTADUAL – ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR – ANOS INICIAIS- NOTAS POR REDE | |||||||
nº | Municípios | Rede | Ideb | nº | Municípios | Rede | Ideb |
1 | Brasiléia | Estadual | 7,6 | 8 | Rio Branco | Estadual | 6,2 |
2 | Rio Branco | Federal | 7,0 | 9 | Xapuri | Estadual | 6,2 |
3 | Cruzeiro do Sul | Estadual | 6,5 | 10 | Xapuri | Municipal | 6,0 |
4 | Senador Guiomard | Estadual | 6,5 | 11 | Feijó | Estadual | 5,9 |
5 | Rio Branco | Municipal | 6,4 | 12 | Senador Guiomard | Municipal | 5,9 |
6 | Tarauacá | Estadual | 6,3 | 13 | Sena Madureira | Municipal | 5,8 |
7 | Epitaciolândia | Municipal | 6,2 | ||||
Fonte: MEC/Inep – Cálculos do autor | |||||||
61% das escolas avaliadas ficaram com Ideb abaixo da média estadual Na tabela a seguir mostram-se as escolas estaduais e municipais que tiveram notas no Ideb 2023. Foram 226 no total (1 federal, 97 estaduais e 129 municipais). Das escolas estaduais 38, correspondendo a 39% do total, não conseguir igualar suas notas com o ideb estadual (5,8). Já as municipais, foram 99, correspondendo a 60,6% do total. Luz vermelha acessa para as escolas situadas em 10 municípios: Acrelândia, Assis Brasil, Bujari, Capixaba, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Santa Rosa e Porto Acre, onde nenhuma, seja da rede estadual ou municipal, alcaçaram um ideb igual a média estadual de 5,8. |
ACRE – IDEB 2023 – INDICADORES SELECIONADOS – ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR – ANOS INICIAIS – MUNICÍPIOS POR REDE | ||||||
Município | Nº de Escolas com nota no Ideb | Nº de Escolas com Ideb igual ou acima da média estadual | Nº de Escolas com Ideb abaixo da média estadual | |||
Estadual | Municipal | Estadual | Municipal | Estadual | Municipal | |
Brasiléia | 1 | 6 | 1 | 1 | 0 | 5 |
Cruzeiro do Sul | 16 | 17 | 9 | 1 | 7 | 16 |
Epitaciolândia | 0 | 5 | 0 | 3 | 0 | 2 |
Feijó | 2 | 6 | 2 | 1 | 0 | 5 |
Plácido de Castro | 4 | 4 | 1 | 1 | 3 | 3 |
Rio Branco | 58* | 26 | 39 | 15 | 19 | 11 |
Rodrigues Alves | 0 | 9 | 0 | 1 | 0 | 8 |
Sena Madureira | 2 | 9 | 1 | 4 | 1 | 5 |
Senador Guiomard | 5 | 3 | 3 | 1 | 2 | 2 |
Tarauacá | 3 | 7 | 2 | 1 | 1 | 6 |
Xapuri | 2 | 1 | 1 | 1 | 1 | 0 |
Acrelândia | 0 | 4 | 0 | 0 | 0 | 4 |
Assis Brasil | 0 | 3 | 0 | 0 | 0 | 3 |
Bujari | 2 | 2 | 0 | 0 | 2 | 2 |
Capixaba | 0 | 2 | 0 | 0 | 0 | 2 |
Jordão | 1 | 1 | 0 | 0 | 1 | 1 |
Mâncio Lima | 0 | 5 | 0 | 0 | 0 | 5 |
Manoel Urbano | 0 | 4 | 0 | 0 | 0 | 4 |
Marechal Thaumaturgo | 0 | 6 | 0 | 0 | 0 | 6 |
Porto Walter | 0 | 3 | 0 | 0 | 0 | 3 |
Santa Rosa | 0 | 1 | 0 | 0 | 0 | 1 |
Porto Acre | 1 | 5 | 0 | 0 | 1 | 5 |
TOTAL | 97 | 129 | 59 | 30 | 38 | 99 |
Fonte: MEC/Inep – Cálculos do autor – Contém uma Escola Federal (CAP – Ufac) |
Com nota de 8,4 a Escola Municipal Chico Mendes de Rio Branco foi a grande campeã acreana no IDEB 2023 do Ensino Fundamental – primeiras séries do Acre
Na tabela a seguir constam os dois estabelecimentos de cada municípios mais bem colocados, no Ideb do ensino fundamental regular – primeiras séries. Destaca-se por rede e são listados os municípios em que pelos menos uma escola, obteve nota igual ou superior à média estadual (5,8).
O grande destaque estadual foi a Escola Municipal Chico Mendes, pertencente a rede do Município de Rio Branco. Que merece os parabéns de toda sociedade acreana.
A Receita do Professor Hélio e sua equipe da Escola Chico Mendes
A coluna ouviu o Professor Hélio Sebastião da Silva, Diretor da Escola Chico Mendes desde 2019. Perguntamos qual a receita utilizada pela escola para alcançar a maior nota do Acre. Resumidamente ele explicou o seguinte:
ACRE – IDEB 2023 – DOIS ESTABELECIMENTOS MELHORES COLOCADOS – ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR – PRIMEIRAS SÉRIES – POR REDE E MUNICÍPIOS EM QUE PELOS MENOS UMA ESCOLA OBTEVE NOTA IGUAL OU SUPERIOR A MÉDIA ESTADUAL | ||||
Município | Rede Estadual | Rede Municipal | ||
ESCOLA | NOTA | ESCOLA | NOTA | |
Brasiléia | ESC GETULIO VARGAS | 7,6 | ESC JOSE RUY DA SILVEIRA LINO | 6,2 |
N/D | N/D | ESC MARIA SOCORRO DE SOUZA FROTA | 5,7 | |
Capixaba | N/D | N/D | ESC NAIR SOMBRA | 4,5 |
N/D | N/D | ESC LIMEIRA | 3,3 | |
Cruzeiro do Sul | ESC PRESBITERIANA DE CRUZEIRO DO SUL | 7,2 | ESC ARTHUR MAIA DE CARVALHO | 5,8 |
ESC SAO JOSE | 7,2 | ESC DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL JOIAS DE CRISTO | 5,6 | |
Epitaciolândia | N/D | N/D | ESC JOSE HASSEM HALL FILHO | 7,3 |
N/D | N/D | ESC JOAO PEDRO DA SILVA | 6,6 | |
Feijó | ESC IMACULADA CONCEICAO | 6,3 | ESC DR EIRALDO CARNEIRO DE FRANCA | 5,9 |
ESC FRANCISCO NUNES LEITAO | 6,2 | ESC PROF SEVERINO CORDEIRO | 4,8 | |
Plácido de Castro | ESC FRANKLIN ROOSEVELT | 5,9 | ESC DOMINGOS GALDINO DA SILVA | 6,2 |
ESC SAO LUIZ GONZAGA | 5,7 | ESC ELIAS MANSOUR SIMAO | 5,7 | |
Rio Branco | ESC MARECHAL HUMBERTO DE ALENCAR CASTELO BRANCO | 7,3 | ESC CHICO MENDES | 8,4 |
ESC SAMUEL BARREIRA | 7,2 | ESC LUIZ DE CARVALHO FONTENELLE | 7,9 | |
Rodrigues Alves | N/D | N/D | ESC SANTA CLARA | 5,8 |
N/D | N/D | ESC PADRE RAIMUNDO AGNALDO PEREIRA TRINDADE | 5,6 | |
Senador Guiomard | ESC VEIGA CABRAL | 7,5 | ESC MANOEL GONZAGA B FILHO | 6,3 |
ESC BOA VISTA | 6,2 | ESC FENELON MANOEL | 5,5 | |
Sena Madureira | ESC CHARLES SANTOS | 6,2 | ESC SIQUEIRA DE MENEZES | 7,0 |
ESC RAIMUNDO MAGALHAES | 5,6 | ESC EUGENIO AUGUSTO AREAL | 6,1 | |
Tarauacá | ESC INSTITUTO SAO JOSE | 7,5 | ESC PROF JOSE AUGUSTO DE ARAUJO | 6,2 |
ESC DELZUITE BARROSO BRAGA DE ARAUJO | 5,8 | ESC VALDINA TORQUATO DO NASCIMENTO | 5,5 | |
Xapuri | ESC PLACIDO DE CASTRO | 6,8 | ESC PROF RITA MAIA | 6,1 |
ESC MADRE GABRIELA NARDI | 5,1 | N/D | ||
Fonte: MEC/Inep – Cálculos do autor – N/D – Não disponívél |
Além da formação continuada dos professores, o sucesso foi fruto de um trabalho coletivo que envolveu toda a equipe da escola e da comunidade, incluindo os pais dos alunos. Consistiu no acompanhamento de perto do aprendizado das crianças, em duas dimensões: a dimensão 1, onde o professor planeja atividades diferenciadas, dentro da própria sala e a dimensão 2 que é o apoio pedagógico, com o remanejamento entre as turmas.
Conforme o Professor Hélio, funciona assim: a Escola elabora diagnósticos mensais com alunos e, a partir deles, dentro do mesmo ano, é feito um agrupamento de alunos por níveis, envolvendo a apropriação da escrita e o nível de aprendizado aproximado. Com isso é possível traçar estratégias através de novos meios e novas metodologias para a melhoria do aprendizado das crianças. A realização de simulados mensais também é um instrumento valioso de apoio. Tudo isso é utilizado para o replanejamento, pensando em novas estratégias e novos meios de atuação.
Ao finalizar o professor também destacou as várias dificuldades enfrentadas, advindos dos problemas diários da vida escolar. Ressaltou que estar no chão da escola e vivenciar seus problemas diários são atos grandiosos para o aumento do rendimento escolar das nossas crianças.
Que sirva de exemplo!
Orlando Sabino escreve às sextas-feiras no Juruá Online