A alfândega dos Estados Unidos registrou a entrada do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e da esposa, Fernanda Bolsonaro, em Miami, nesta quarta-feira (28). Os dados constam dos registros vinculados aos passaportes brasileiros do casal no sistema do governo norte-americano, segundo informações publicadas pelo Metrópoles.
Flávio deixou o Brasil na noite de terça-feira (27), acompanhado da esposa e das duas filhas, apesar de uma determinação judicial que o proibia de sair do país. A família atravessou a fronteira com a Argentina pela Ponte Internacional Tancredo Neves, entre Foz do Iguaçu (PR) e Puerto Iguazú, por volta das 22h50, conforme informações da Direção Nacional de Migrações argentina.
Após entrar na Argentina, a família embarcou em um avião particular com destino a Guayaquil, no Equador, antes de seguir para Miami, onde chegou na manhã desta quarta-feira.
Passaportes foram cancelados pela Polícia Federal
A viagem ocorreu depois que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, a pedido da Polícia Federal, que Flávio entregasse seus passaportes. O prazo terminou sem a apresentação dos documentos, e a PF cancelou os passaportes comum e diplomático do senador.
Segundo o Metrópoles, a consulta aos registros norte-americanos identificou o histórico de viagens associado aos dois documentos brasileiros de Flávio, mas não permitiu determinar qual deles foi apresentado na entrada nos Estados Unidos.
O governo norte-americano havia informado na terça-feira que concederia vistos ao senador e aos familiares.
Senador havia prometido permanecer no Brasil
A saída do país contrariou uma declaração feita por Flávio na segunda-feira (26), quando afirmou que não viajaria ao exterior e que pretendia organizar a oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleito presidente no domingo (25).
Na ocasião, o senador confirmou publicamente que havia sido intimado a entregar os passaportes e que estava proibido de deixar o Brasil.
A viagem também ocorre em meio a investigações no STF. Uma delas apura suspeitas de lavagem de dinheiro envolvendo Flávio e o advogado Willer Tomaz, relacionadas a empresas de apostas e plataformas de pagamento. Outra investiga o financiamento do filme Dark Horse, sobre a eleição de Jair Bolsonaro em 2018, incluindo recursos atribuídos ao banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master.
Flávio nega irregularidades nas investigações mencionadas.
Futuro político e perda do mandato
Derrotado na disputa presidencial, Flávio deverá deixar o mandato de senador em fevereiro de 2027, conforme o calendário de encerramento da legislatura. Com isso, ficará sem cargo eletivo pela primeira vez desde 2003, segundo o levantamento publicado pelo Metrópoles.
A saída do Brasil também ocorre em um momento de reorganização da direita após o resultado eleitoral e de incertezas sobre a liderança da oposição nos próximos anos.





