A Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará nesta sexta-feira (16) uma ação do Outubro Rosa com agendamento de mamografias e exames preventivos. Mulheres de 40 a 74 anos poderão solicitar o agendamento de mamografias, enquanto aquelas com idade entre 25 e 64 anos poderão agendar exames preventivos.
Para realizar o procedimento, é necessário apresentar o CPF.
A ação ocorrerá a partir das 17h, no Complexo Esportivo, após um aulão de dança voltado à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Após o agendamento, as pacientes serão encaminhadas à Maternidade para a realização dos exames.
A coordenadora da Saúde da Mulher, Carla Mota, destacou que a iniciativa busca aproximar os serviços de saúde da população e incentivar os cuidados preventivos.
“Nosso objetivo é aproveitar esse momento de integração para incentivar as mulheres a cuidarem da própria saúde. O agendamento da mamografia é uma oportunidade importante para facilitar o acesso ao exame e reforçar que a prevenção e o diagnóstico precoce fazem a diferença”, afirmou.
Campanha segue durante outubro
Com o tema “Com amor e cuidado a vida ganha força”, a campanha Outubro Rosa terá atividades durante todo o mês nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
O secretário municipal de Saúde, Rafael Gomes, ressaltou que a mobilização busca incentivar atitudes concretas de cuidado e ampliar o acesso aos serviços voltados à saúde da mulher.
“O Outubro Rosa é um momento de conscientização, mas também de incentivo a atitudes concretas de cuidado. Estamos trabalhando para aproximar os serviços de saúde da população, facilitando o acesso aos exames e reforçando a importância da prevenção. Cuidar da saúde da mulher é uma prioridade”, declarou.





