Aeroportos do Acre reforçam ações de prevenção ao tráfico de pessoas

Os aeroportos de Rio Branco e Cruzeiro do Sul ampliaram as ações de prevenção e enfrentamento ao tráfico de pessoas e ao trabalho análogo à escravidão ao aderirem a uma nova campanha nacional de conscientização. Neste ano, a mobilização chama atenção principalmente para os riscos do aliciamento de crianças e adolescentes no ambiente digital.

Os conteúdos da campanha serão divulgados nos canais digitais dos aeroportos, com o objetivo de ampliar o acesso à informação e orientar passageiros, empregados e demais integrantes da comunidade aeroportuária sobre situações que possam indicar risco.

A iniciativa está alinhada aos compromissos sociais da VINCI Airports, especialmente nas áreas de promoção dos direitos humanos, proteção de públicos vulneráveis e atuação responsável nos territórios onde a empresa está presente. Por serem locais de grande circulação e conexão entre pessoas, os aeroportos também podem contribuir para a prevenção, conscientização e identificação de possíveis casos.

Campanha alerta para aliciamento pela internet

A mobilização é desenvolvida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em parceria com a Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude (Asbrad), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o projeto Liberdade no Ar e outras 14 instituições.

Além dos terminais de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, a campanha será divulgada em outros seis aeroportos administrados pela VINCI Airports no Brasil: Manaus, Tefé, Tabatinga, Porto Velho, Boa Vista e Salvador.

Lançada em julho deste ano, a campanha alerta que abordagens utilizadas por criminosos podem começar de maneira aparentemente inofensiva pela internet, por meio de redes sociais, jogos e aplicativos de mensagens.

Falsas ofertas de emprego ou viagens, amizades e outros contatos estabelecidos no ambiente digital podem ser utilizados como estratégias de aproximação, exploração e aliciamento de vítimas.

Dados do Relatório Nacional sobre Tráfico de Pessoas de 2025, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, apontam que 84 brasileiros foram identificados como vítimas de tráfico internacional de pessoas em 2025, número 33,3% superior ao registrado no ano anterior.

Treinamento de equipes

A adesão à campanha também se soma a ações permanentes desenvolvidas pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia. Entre as iniciativas estão treinamentos destinados a empregados, prestadores de serviços e integrantes da comunidade aeroportuária.

As capacitações orientam os profissionais a identificar possíveis sinais de risco, agir de maneira responsável e acionar os órgãos competentes diante de situações suspeitas.

Para Kleyton Mendes, CEO da VINCI Airports responsável pelos Aeroportos da Amazônia, o combate ao tráfico de pessoas depende de informação, articulação e preparo das equipes.

Segundo ele, os aeroportos, por concentrarem grande fluxo de pessoas, podem ajudar a levar informações de prevenção a um público amplo e contribuir para a proteção de possíveis vítimas.

Aeroportos como pontos de conscientização

O Rio Branco Airport, principal aeródromo do Acre, integra a rede da VINCI Airports e é administrado pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia por meio de um contrato de concessão de 30 anos. O terminal busca ampliar a conectividade do estado e contribuir para o desenvolvimento econômico regional, além de incorporar padrões operacionais voltados à eficiência, segurança e melhoria da experiência dos passageiros.

Já o Cruzeiro do Sul Airport, localizado na segunda maior cidade do Acre, integra a rede VINCI Airports desde o final de janeiro de 2022. O terminal tem papel estratégico na conectividade da Região Oeste do estado e também é apontado como importante estrutura para o desenvolvimento do turismo e da economia local.

A VINCI Airports opera mais de 70 aeroportos em 14 países e atua na gestão, modernização e desenvolvimento de infraestrutura aeroportuária. A empresa também mantém uma estratégia ambiental internacional voltada à redução de emissões em sua rede.

spot_img

Notícias relacionadas:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS