Associação de apoio a pessoas com autismo pode suspender terapias no fim de agosto em Cruzeiro do Sul

Instituição atende mais de 170 pessoas e afirma que recursos para custear profissionais estão chegando ao fim

A Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Autismo (APAA), que atua em Cruzeiro do Sul, informou que poderá interromper os atendimentos terapêuticos a partir do dia 31 de agosto devido à falta de recursos para manter os profissionais responsáveis pelos serviços oferecidos à população.

Segundo a presidente da instituição, Evelise Melo, os recursos utilizados atualmente para custear as terapias estão se esgotando e, até o momento, não houve confirmação de novos repasses financeiros. A entidade mantém parcerias com o Governo do Estado, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul e também recebe recursos oriundos de emendas parlamentares.

Evalise Melo, Presidente da APAA

De acordo com Evelise, a principal preocupação da associação é evitar a interrupção do acompanhamento terapêutico, considerado essencial para o desenvolvimento das pessoas com autismo atendidas pela instituição.

“Temos dias contados aqui na instituição. Nossa preocupação maior é que, sem recursos, teremos que paralisar os atendimentos terapêuticos. Isso pode causar regressão nas pessoas com autismo que dependem desse acompanhamento”, afirmou.

Atualmente, a associação atende mais de 170 pessoas, incluindo adultos com autismo de diversos municípios do Vale do Juruá. Segundo a direção, a entidade possui mais de 700 pessoas cadastradas e destaca que não há outra instituição na região que ofereça atendimento especializado para autistas adultos.

A presidente ressaltou ainda que os serviços prestados são totalmente gratuitos. Os recursos recebidos por meio de parcerias e emendas parlamentares são destinados exclusivamente ao pagamento dos profissionais que realizam os atendimentos terapêuticos.

Além das terapias, a instituição desenvolve projetos voltados ao apoio das famílias e cuidadores, como o programa “Cuidando do Cuidador”, além de atividades de musicalização que auxiliam na socialização e no desenvolvimento dos participantes.

Sem a garantia de novos recursos, a previsão é que os atendimentos sejam suspensos a partir de 31 de agosto, sem prazo definido para retomada. A situação tem gerado preocupação entre famílias que dependem dos serviços oferecidos pela associação em Cruzeiro do Sul e em todo o Vale do Juruá.

spot_img

Notícias relacionadas:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS