O ex-maratonista olímpico Daniel Ferreira do Nascimento, de 28 anos, foi encontrado com vida neste sábado (1º), após permanecer 44 dias desaparecido. O atleta foi localizado na Zona Leste de São Paulo e reencontrou a família após ser levado ao 30º Distrito Policial, no Tatuapé.
Daniel estava desaparecido desde o dia 19 de junho, quando saiu da casa onde morava com a família, em Paraguaçu Paulista, no interior paulista, levando apenas uma mochila preta. Durante o período, parentes e amigos realizaram campanhas nas redes sociais e mobilizaram a comunidade esportiva em busca de informações sobre seu paradeiro.
O ex-atleta foi reconhecido por um pedestre na Rua Doutor Ubaldino do Amaral, no bairro do Belenzinho, que acionou a Guarda Civil Metropolitana (GCM). Após a confirmação da identidade, Daniel foi encaminhado à delegacia, onde reencontrou a mãe.
Em um vídeo divulgado após o reencontro, Daniel afirmou que está bem e disse ter percorrido grande parte do trajeto até a capital paulista caminhando. Segundo ele, sobreviveu durante o percurso com água, cana-de-açúcar e laranjas.
As circunstâncias do desaparecimento ainda serão apuradas pelas autoridades. Segundo familiares, Daniel vinha enfrentando problemas de saúde mental desde que teve a carreira interrompida por uma suspensão por doping.
Daniel Ferreira do Nascimento representou o Brasil na maratona dos Jogos Olímpicos de Tóquio e é recordista sul-americano da prova, com o tempo de 2h04min51s, obtido na Maratona de Seul, em 2022. Em 2025, recebeu suspensão de cinco anos após testar positivo para substâncias proibidas em exame antidoping realizado às vésperas dos Jogos Olímpicos de Paris.





