
Na manhã desta segunda-feira (25), o Teatro dos Náuas recebeu a cerimônia de premiação do concurso de redação realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito de Cruzeiro do Sul. A iniciativa integrou as atividades da Semana Nacional de Trânsito e mobilizou estudantes da terceira série do ensino médio de 13 escolas estaduais.
Segundo o coordenador estadual de Educação no município, Adelan Gomes, cada escola selecionou sua melhor redação para disputar a etapa final. Ele destacou que o projeto reforça ações já desenvolvidas em conjunto com o Detran e demais órgãos de trânsito, conscientizando os jovens que, em breve, serão futuros condutores do município. “Eles também levarão a mensagem de como conduzir o trânsito, como conduzir os seus veículos nas nossas ruas de forma segura de forma propícia para que o fluxo do nosso trânsito ocorra seguramente. Então, nossos alunos trabalharam essa redação e levaram essas mensagens para seus familiares.”, afirmou.
a vice-prefeito Delcimar Leite ressaltou que educação e trânsito devem caminhar juntos, e agradeceu a parceria com o Governo do Estado, Detran e a Secretaria de Educação. Para ela, ações como o concurso são essenciais para preparar os jovens antes mesmo de chegarem à autoescola. “A gente tem que estar preparando, porque só a autoescola não resolve. E, quando chega na autoescola, o bom é que ele já venha com a noção do que é o trânsito.”, disse.
Neste ano, cerca de 2.600 alunos participaram da produção das redações, incluindo estudantes da zona urbana e rural, conforme determinação da gestão municipal. As notas elevadas demonstram, segundo os organizadores, o empenho dos participantes. O evento também marcou o encerramento das atividades da Semana Nacional de Trânsito.
Como forma de incentivo, houve a participação de todas as autoescolas da cidade, sendo que quatro realizaram a doação de quatro habilitações completas, que foram sorteadas entre os autores das melhores redações. As premiações não geraram custos ao município. O concurso reforça o compromisso das instituições envolvidas com a formação cidadã e o desenvolvimento de uma cultura de segurança no trânsito entre os jovens de Cruzeiro do Sul.





