SUS vai substituir exame de Papanicolau pelo teste molecular de DNA-HPV em 2025

spot_img

O Sistema Único de Saúde (SUS) começará em 2025 a substituição gradual do exame de Papanicolau pelo teste molecular de DNA-HPV para rastreamento do vírus HPV, principal causador do câncer de colo do útero. A medida visa aumentar a precisão na detecção precoce do vírus.

O novo teste será usado para mulheres entre 25 e 49 anos, faixa etária mantida pelas diretrizes atuais. Quando o resultado for negativo, o intervalo entre os exames poderá ser estendido de três para cinco anos, uma vantagem frente ao Papanicolau.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o teste de DNA-HPV é mais sensível que o Papanicolau e, com uma única amostra, identifica a presença do vírus e seu subtipo, o que é importante para avaliar o risco real de câncer. Especialistas acreditam que, com a vacinação e rastreamento eficazes, a doença pode ser eliminada em até 20 anos.

A proposta, elaborada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), já tem aval técnico e aguarda aprovação final do Ministério da Saúde.

Além disso, o teste permitirá a autocoleta do material, facilitando o acesso ao exame para grupos com barreiras de atendimento, e terá orientações específicas para pessoas transgênero, não binárias e intersexuais.

Apesar dos avanços, o Ministério da Saúde aponta que a adesão ao rastreamento precoce ainda é baixa, com cobertura de Papanicolau próxima a 50% em apenas três estados entre 2021 e 2023.

Com informações: Correio Brasiliense

spot_img

Notícias relacionadas:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS