Redação Juruá Online
O último boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta semana, mostrou que o Acre conseguiu reverter a tendência de alta nos casos de Covid-19, registrando uma queda significativa desde a Semana Epidemiológica (SE) 32. Esta melhoria se reflete também na taxa de ocupação dos leitos de UTI adulta nas principais unidades de saúde do estado.
Recentemente, a ocupação dos leitos no Acre chegou quase a 100%, mas a situação agora apresenta sinais de alívio. Na Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), todos os 18 leitos de UTI estavam desocupados na tarde do último sábado (2). Em contrapartida, no Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, dos 10 leitos disponíveis, 8 estão ocupados, enquanto no Hospital Santa Juliana, em Rio Branco, 17 dos 20 leitos de UTI estão ocupados. O Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco, por sua vez, conta com apenas 1 leito disponível de um total de 10.
O boletim também destaca que a Covid-19 continua a ser a principal causa de internações entre idosos, enquanto o rinovírus tem afetado mais crianças e adolescentes até 14 anos. Apesar desse cenário, os leitos de UTI pediátrica no Acre apresentam uma situação mais tranquila, com apenas 13 dos 20 leitos ocupados no Hospital da Criança, considerada uma condição “esperada” pela Secretaria de Saúde.