A 5CNDPD ocorreu esse ano em Brasília – DF e em sua plenária final foram assinados vários acordos, decretos e pactos em relação aos direitos das pessoas com deficiência. No entanto, entre vários assuntos que ganharam destaque, o Caso Sônia Livre foi visibilizado e denunciado.
O Caso Sônia Livre faz referência à história de Sônia Maria de Jesus, que é uma mulher negra e surda, que jamais possuiu a chance de aprender libras (Língua Brasileira de Sinais), e que viveu por 04 décadas em situação análoga de escravidão.
Nesse contexto e durante todos esses anos Maria de Jesus teve muitos de seus direitos violados, e até mesmo depois de ter sido resgatada, de acordo com uma decisão da justiça, retornou á casa que tanto a privou de uma vida melhor e mais social. Por essa razão, no momento atual, damos ênfase a um ato global que defende o quanto a Sônia precisa da sua liberdade.
No mais, como na Conferência tivemos a presença do presidente da República conseguimos sensibilizá-lo publicamente sobre o Caso Sônia e, a partir disso, Lula tomou pra si a responsabilidade de conversar com outras diversas autoridades para reverter a situação de Sônia. Então, esperamos que logo algo eficaz seja feito e que Sônia, enfim, viva uma vida digna e livre.
Ritinha Andrade