Xapuri se consolida como polo produtor de melancia

spot_img

A secretaria de Agricultura de Xapuri já começou a planejar o II Festival da Melancia. O evento só ocorre em setembro, mas o apoio ao produtor precisa ser antecipado. O Município possui um pequenos grupo de produtores que tem feito a diferença.

“Temos um grupo de 15 a 20 produtores que produzem, em média, 150 toneladas de melancia de praia por safra”, orgulha-se Eliomar Soares de Souza, secretário de Agricultura, Floresta e Pecuária de Xapuri. “A produção é concentrada na região dos seringais Dois Irmãos, São Francisco do Iracema e São João”.

O secretário vai gerenciar recursos dentro de um orçamento que vai trazer a digital do prefeito Maxuel Maia. “Até hoje, nesse primeiro ano de gestão, trabalhávamos com o orçamento aprovado na gestão anterior. Agora, já posso afirmar, por exemplo, que teremos em 2026, um orçamento em torno de R$ 3 milhões na pasta de Agricultura”.

No planejamento, está previsto que a realização do II Festival da Melancia aconteça na região conhecida como “Praia do Zaire”, na confluência dos rios Acre e Xapuri.

600 hectares_ Esse ano de 2026, a Secretaria de Agricultura, Floresta e Pecuária de Xapuri conseguiu fazer mecanização agrícola em 600 hectares. É um número muito aquém do necessário. Mas, diante das dificuldades orçamentárias, é um número dito com orgulho pelo secretário. O beneficiamento nas propriedades dos agricultores de base familiar ficou focado nas culturas de macaxeira, milho, melancia e café. “Nesse primeiro ano, fizemos 16 feiras por mês em 16 comunidades e isso incentivou a produção local”.

Com Informações Ac 24 Horas

spot_img

Notícias relacionadas:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS