booked.net

Xapuri é considerada a cidade com o nome mais esquisito do Acre, revela levantamento

A cidade é considerada o "berço" da Revolução Acreana e um símbolo do Movimento Ambientalista Mundial por conta de Chico Mendes. A residência de Mendes em Xapuri ainda é um dos maiores pontos turísticos do estado.

Compartilhe:

O perfil Rota Geográfica, conhecido por divulgar curiosidades sobre os estados brasileiros nas redes sociais, publicou nesta semana uma lista das cidades com os nomes mais esquisitos em cada unidade federativa. No Acre, o município de Xapuri foi apontado como o que tem o nome mais peculiar entre os 22 municípios do estado.

Xapuri, famosa por ser a terra natal do líder seringueiro Chico Mendes, completou 119 anos em 2024. Além de Chico Mendes, a cidade também é berço de outras figuras importantes do Acre, como Adib Jatene, Armando Nogueira, Francimar Bodão e Jarbas Passarinho.

A cidade é considerada o “berço” da Revolução Acreana e um símbolo do Movimento Ambientalista Mundial por conta de Chico Mendes. A residência de Mendes em Xapuri ainda é um dos maiores pontos turísticos do estado.

O município também é reconhecido por promover anualmente uma das maiores festas religiosas da Região Norte: a procissão de São Sebastião, que atrai mais de 20 mil pessoas todo dia 20 de janeiro.

História

Os primeiros habitantes da região foram índios das tribos xapurys (a mais numerosa e que deu nome à cidade), catianas e moneteris. A colonização começou com a expedição de Manuel Urbano da Encarnação à foz do rio Xapuri em 1861. As terras onde a cidade está localizada eram do cearense Manuel Raimundo, seringalista que chegou durante o Ciclo da Borracha. Os seringais da região de Xapuri eram os mais produtivos do planeta, fazendo da região uma referência social, cultural e econômica no Acre.

Xapuri foi fundada em 1883, logo após a criação de Volta da Empreza (hoje Rio Branco). Durante o primeiro Ciclo da Borracha, a vila de Xapuri se tornou um dos principais centros de comércio de borracha e castanha. Até a Revolução Acreana (1899-1903), o Acre fazia parte da Bolívia, embora a maioria dos novos colonos fossem brasileiros. Na época da Guerra do Acre, os bolivianos chamavam a região de Mariscal Sucre.

Com informações Contilnet

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima