booked.net
spot_img

“Vou estudar muito para representar Cruzeiro do Sul e mostrar que temos voz”, diz estudante que foi selecionado em primeiro lugar para projeto nacional

Redação Juruá Online

O estudante João Pedro de Souza Oliveira, de 16 anos, alcançou um feito histórico para Cruzeiro do Sul ao conquistar a primeira colocação no Parlamento Juvenil do Mercosul. Com um projeto voltado à sustentabilidade e à preservação ambiental, ele se prepara agora para representar o Acre em Brasília, onde participará de uma semana de formação.

“Está sendo maravilhoso, porque vemos todo o esforço que tivemos, tanto na produção de vídeos quanto na mobilização das pessoas nas escolas, e agora está aí o resultado. Primeira colocação! Estou muito feliz”, relatou João Pedro.

O projeto apresentado pelo jovem tem como foco a integração regional e as mudanças climáticas, propondo o plantio de mil mudas de árvores nativas na região.

“O tema deste ano é a integração regional e as mudanças climáticas, e é nesse contexto que se insere o meu projeto, que consiste na plantação de mil mudas de árvores nativas aqui na nossa região. Como mencionei em outras entrevistas, mesmo vivendo na Amazônia, percebemos muitas queimadas, desmatamentos e a perda da biodiversidade. Para quem vive no interior, isso é muito preocupante, pois nossa economia e agricultura giram em torno desses recursos. Assim, a plantação de mil mudas de árvores é apenas um passo inicial, com a intenção de expandir ainda mais no futuro. Por exemplo, em nossa cidade, há pontos turísticos sem árvores, o que dificulta a arborização e o bem-estar ambiental”, explicou o jovem.

Agora, João Pedro se prepara para os próximos desafios. Em Brasília, ele e outros dois jovens acrianos participarão de debates e treinamentos, sendo que apenas um deles será selecionado para representar o estado em Foz do Iguaçu.

A professora da escola Dom Henrique Ruth, Ana Paula, acompanhou de perto a jornada do estudante e destacou o comprometimento do jovem. “Primeiro, esse projeto foi um grande desafio, pois é a primeira vez que Cruzeiro do Sul está participando. Tivemos apenas uma semana para realizá-lo. Foram noites dedicadas à revisão e ao aprimoramento. Não foi apenas o João que participou; outros colegas também estiveram envolvidos, mas ele foi o selecionado”, afirmou.

Com apenas 16 anos, João Pedro já se tornou um exemplo de superação e engajamento, como menciona a professora: “Eu gostaria de agradecer aqui pela parceria, tanto da nossa equipe quanto da escola. A primeira fase foi conquistada por mérito, pois o projeto foi selecionado dentro do Estado. Entre seis projetos, apenas um era do Vale do Juruá, que foi o de João. É muito gratificante ver um jovem protagonista. João tem apenas 16 anos e já está preocupado com questões importantes para as cidades e com os desafios que enfrentamos atualmente. As sementes plantadas hoje farão a diferença no futuro. João se torna um exemplo de força e determinação para outros jovens”, disse.

Anúncio Patrocinadospot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS