booked.net

Venezuela deve respeitar nossos recursos energéticos, diz presidente da Guiana à CNN | CNN Brasil

Compartilhe:

venezuela-deve-respeitar-nossos-recursos-energeticos,-diz-presidente-da-guiana-a-cnn-|-cnn-brasil

O presidente da Guiana, Irfaan Ali, afirmou que a Venezuela deve respeitar os recursos energéticos naturais guianenses. A declaração foi feita durante entrevista exclusiva a Raquel Landim, âncora da CNN, nesta terça-feira (12).

“Respeitamos o desenvolvimento deles, os seus recursos naturais, seus bens econômicos, e eles devem respeitar nossos bens naturais, nossos recursos, nosso território”, disse.

“Todos queremos a prosperidade regional. Por isso, digo que devemos trabalhar com um plano energético regional, um plano de segurança regional, mas não queremos nada feito à força por ninguém. A Venezuela não pode forçar uma posição sobre nós. Não podem querer o que pertence a nós”, destacou.

Irfaan Ali também rebateu a fala de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, de que petroleiras dos Estados Unidos extraindo petróleo na Guiana seria “imperialismo”, classificando a declaração como “oportunismo”.

“Quando a Exxon investiu na Venezuela, por que isso não era imperialismo? (…) Como o chamado de Maduro para ter a BP e a Chevron investindo na Venezuela — ele pede o investimento deles todos os dias — não é imperialismo? Ele está usando um padrão duplo”, ponderou o presidente.

Ainda segundo o chefe de Estado da Guiana, também há uma petroleira chinesa no consórcio que faria a extração do petróleo no país. A China é aliada de longa data da Venezuela.

Ele também destacou que o Brasil tem “responsabilidade global enorme” e que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou claro o apoio à Guiana.

Sobre reunião com Maduro, que deve acontecer na quinta-feira (14), Irfaan Ali pontuou que quer assegurar a manutenção da paz.

*em atualização

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima