Redação Juruá Online
Corpus Christi é uma celebração importante do calendário da Igreja Católica, cuja origem remonta ao século XIII. No Brasil, a data é comemorada com um feriado sempre em uma quinta-feira. Durante o dia de Corpus Christi, é celebrado um dos princípios mais significativos do catolicismo: o sacramento da eucaristia.
O que é comemorado em Corpus Christi?
Corpus Christi é uma expressão originária do latim e, em tradução para o português, significa “corpo de Cristo”. Desse modo, o nome escolhido para essa comemoração já sugere o seu significado: uma homenagem à eucaristia. Esse sacramento do catolicismo é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nesse sacramento, o pão que é consumido representa o corpo de Cristo, e o vinho ingerido simboliza o sangue de Cristo.
De acordo com o Bispo Dom Flávio, católicos ao redor do mundo têm decidido expressar sua fé na presença real de Cristo durante a hóstia consagrada. “A celebração não é apenas uma lembrança de algo antigo, mas uma atualização da verdade de que Cristo está presente quando partimos o pão”, afirmou o Bispo.
A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição. Outro marco importante para o estabelecimento da data é o Domingo da Santíssima Trindade. Na quinta seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, é comemorado Corpus Christi.
Programação da igreja em Cruzeiro do Sul:
As programações tiveram início na última segunda-feira (5). No dia 8, quinta-feira, haverá adoração eucarística pela manhã na Igreja Nossa Senhora da Glória e na Igreja Nossa Senhora Aparecida. À tarde, ocorrerá adoração eucarística na Igreja do Rosário.
Por volta das 17h, os fiéis sairão de diferentes pontos da cidade para se reunirem na praça Orleir Cameli, onde ocorrerá a Missa Campal às 19h.