booked.net

Uso de VPN para acessar plataforma X pode resultar em multa de R$ 50 mil por dia, determina ministro do STF

A medida faz parte de um despacho do ministro Alexandre de Moraes, que determinou, nesta sexta-feira (30/8), a suspensão imediata da plataforma no Brasil.

Compartilhe:

Redação Juruá Online

O cidadão brasileiro que utilizar uma VPN (rede virtual privada) para acessar o X, rede social de Elon Musk, poderá ser multado em R$ 50 mil por dia. A medida faz parte de um despacho do ministro Alexandre de Moraes, que determinou, nesta sexta-feira (30/8), a suspensão imediata da plataforma no Brasil.

Além de ordenar que o X seja retirado do ar, o ministro também solicitou que a Apple Store e a Google Play Store removam aplicativos de VPN de seus catálogos, para impedir que brasileiros usem essas ferramentas como alternativa de acesso à rede social.

A decisão de suspensão foi tomada após o X não cumprir uma determinação anterior do ministro. Na última quarta-feira (28/8), Moraes havia ordenado que a empresa indicasse um representante legal no Brasil em 24 horas, sob pena de bloqueio. O prazo expirou na noite de quinta-feira (29/8), com o X afirmando que não seguiria a ordem.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima