booked.net

UDV promove palestra a respeito da Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista no meio religioso

Marcado como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril leva, ao redor do mundo, a mensagem sobre a importância do respeito e da necessidade do conhecimento acerca do transtorno.

Compartilhe:

O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV), por meio do Núcleo Cruzeiro do Sul (Cruzeiro do Sul – AC), promoveu, no dia 2 de abril de 2023, a palestra intitulada “Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no meio religioso”, tendo como público alvo os pais sócios do Centro cujos filhos estão dentro do espectro e demais seguidores da UDV. A palestra foi ministrada pela psicóloga Elis Bissoli de Lucena, especialista em Desenvolvimento Infantil e integrante do Corpo do Conselho da União do Vegetal.

“É preciso conscientizar as pessoas a respeito desses transtornos, de modo que, dessa convivência, todos passem a conhecer e respeitar as diferenças e a individualidade de cada um e, nesse sentido, reflitam sobre os desafios e práticas inclusivas para promover a inclusão no contexto religioso, implementando ações que sempre respeitem e potencializem as habilidades de cada criança que possui autismo”, destacou a palestrante.

Marcado como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril leva, ao redor do mundo, a mensagem sobre a importância do respeito e da necessidade do conhecimento acerca do transtorno. A data foi criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A palestra também contou com a colaboração das Conselheiras: Glória Carvalho, Layla Carneiro e Rosilene Rodrigues, professoras pedagogas que atuam no AEE (Atendimento Educacional Especializado) e do Conselheiro Rodrigo de Jesus, professor e pai de uma criança com autismo. O evento contou ainda com o apoio das autoridades do centro.

O Responsável pela Orientação Espiritual com Crianças e Jovens no Núcleo Cruzeiro do Sul, Mestre Claudio Gabriel, ressaltou a relevância da palestra, que sensibilizou a todos os presentes, trazendo valiosas orientações de como podemos bem acolher as crianças com TEA na UDV e na sociedade, no sentido do pensamento do Mestre Gabriel de unir as famílias e fazer uma Paz no mundo.

Inclusão no meio religioso

O Presidente da Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Autismo de Cruzeiro do Sul (APAA), Peter Rogers, também esteve presente na palestra. Ele parabenizou a União do Vegetal por trazer a temática da inclusão das crianças com TEA no meio religioso e destacou que a maioria dos pais, quando recebe o diagnóstico do filho com espectro autista, se afasta das religiões por falta de apoio das lideranças religiosas.

“Geralmente, nós trabalhamos a temática do autismo voltada para o tratamento da criança e a inclusão dela na escola, mas no contexto religioso é algo novo e imprescindível para ser trabalhado em todas as religiões. Uma vez que a criança precisa se sentir acolhida e a família também, pois, na maioria das vezes, quando os pais recebem o diagnóstico, eles se afastam das religiões por falta de tempo e apoio. Por isso, parabenizo a União do Vegetal por essa iniciativa”, afirmou o presidente da APAA.

Com informações Blog da UDV

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima