Segundo Lisa Irving, motoristas do aplicativo cancelaram sua viagem “mais de uma dúzia de vezes” e a abusaram verbalmente 14 vezes entre 2016 e 2018.
O Uber foi condenado a pagar US $ 1,1 milhão depois que um juiz determinou que os motoristas da companhia de caronas discriminaram uma mulher cega e seu cão-guia em mais de uma dúzia de ocasiões distintas.
Lisa Irving, uma residente da Califórnia, disse que teve suas viagens negadas ou que foi abusada verbalmente por motoristas 14 vezes entre 2016 e 2018, disse o advogado de Irving, Adam Wolf.
“Eu me senti rebaixada, humilhada, desvalorizada, envergonhada, irritada, frustrada e violada”, disse Irving em uma declaração em vídeo.
Ela recebeu $ 324.000 em danos e mais de $ 800.000 em honorários advocatícios e custas judiciais, de acordo com a sentença do árbitro publicada online por seus advogados.
O juiz rejeitou o argumento do Uber (UBER) de que ele não era responsável pelas violações da Lei dos Americanos com Deficiências (ADA, na sigla em inglês) por seus motoristas, porque eles são contratados independentes.
“Quer seus motoristas sejam funcionários ou contratados independentes, o Uber está sujeito à ADA como resultado de sua relação contratual com os seus motoristas”, disse o processo.
Um porta-voz do Uber disse que a empresa discordava da decisão e que “suas diretrizes comunitárias proíbem os motoristas de negarem caronas a passageiros com animais de serviço”.
“Estamos orgulhosos de que a tecnologia do Uber ajudou pessoas cegas a obter caronas e lamentamos a experiência da Sra. Irving. Os motoristas que usam o aplicativo Uber devem servir aos passageiros com animais de serviço e cumprir as leis de acessibilidade, e outras, e regularmente fornecemos educação aos motoristas sobre responsabilidade. Nossa equipe dedicada analisa cada reclamação e toma as medidas adequadas “, disse a empresa em um comunicado.
Além de ter suas viagens negadas, Irving disse que alguns motoristas que vieram buscá-la abusaram verbalmente dela e de seu cão de serviço Bernie, de acordo com o prêmio.
Ela alegou que algumas viagens que lhe foram negadas a levaram ao atraso para o trabalho e “contribuíram para sua demissão”, de acordo com o processo.
Irving disse que se sentiu insegura por causa do comportamento de pelo menos um motorista, de acordo com o processo.
“[O motorista] gritou com ela para sair do carro pelo menos quinze vezes, a certa altura parando para exigir que ela saísse em uma área perigosa, fazendo-a se sentir desamparada por sua intimidação e ameaças”, escreveu o juiz.
Irving entrou com queixas contra os motoristas no Uber, de acordo com o laudo.
“O Uber é responsável por cada um desses incidentes de acordo com a interpretação do DOJ do ADA, bem como pela supervisão contratual do Uber sobre seus motoristas e por sua falha em prevenir a discriminação por meio do treinamento adequado de seus trabalhadores”, continuou o documento.
Os advogados de Irving entraram com uma petição para confirmar a sentença na quinta-feira no Tribunal Superior de São Francisco, de acordo com um comunicado à imprensa.
“De todos os americanos que deveriam ser libertados pela revolução do transporte compartilhado, os cegos e deficientes visuais estão entre os que mais se beneficiam. No entanto, o histórico dos principais serviços de transporte compartilhado tem sido irregular, na melhor das hipóteses, e abertamente discriminatório, na pior. A linha é que, de acordo com a Lei dos Americanos com Deficiências, um cão-guia deve ser capaz de ir a qualquer lugar que uma pessoa cega possa ir “, disse a advogada de Irving, Catherine Cabalo, em um comunicado.
Em 2016, o Uber resolveu uma ação movida pela Federação Nacional de Cegos para garantir que os passageiros com cães-guia tenham acesso igual ao transporte.
CNN