booked.net

Trump e Macron se encontram na França antes da reabertura de Notre-Dame | CNN Brasil

Compartilhe:

trump-e-macron-se-encontram-na-franca-antes-da-reabertura-de-notre-dame-|-cnn-brasil

O presidente francês, Emmanuel Macron, e o eleito nos Estados Unidos, Donal Trump, se encontram em uma reunião bilateral no Palácio do Eliseu, sede do governo da França neste sábado (7), antes de participarem da reabertura da Catedral de Notre-Dame. 

A reunião deve discutir o apoio dos EUA à Ucrânia na guerra contra a Rússia, uma vez que o cenário parece incerto desde a que Trump foi eleito. A França já declarou apoio ao governo ucraniano em ocasiões anteriores e se preocupa com o futuro do conflito em relação à Europa.

É provável haver confrontos por vir, alimentados pelo desejo do republicano de impor tarifas abrangentes à Europa e outros parceiros comerciais dos EUA, além de desacordos sobre como lidar com o conflito Ucrânia-Rússia.

Após a reunião com Trump, Macron também deve se encontrar com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

O presidente eleito se juntará a dezenas de líderes mundiais para a cerimônia de reabertura da Catedral de Notre-Dame, cinco anos e meio depois de ela ter sido devastada por um incêndio.

Trump também se encontrará com o príncipe William da Inglaterra, mas não ficou claro se também se reunirá com outros líderes além de Macron. A equipe de transição não respondeu a um pedido de detalhes.

Embora o presidente eleito tome posse apenas em 20 de janeiro, ele já manteve discussões com vários governantes mundiais, e membros de sua equipe estão tentando se atualizar sobre um número crescente de crises mundiais, incluindo a Ucrânia e o Oriente Médio.

O conselheiro de segurança nacional de Trump, Mike Waltz, e o enviado para a Ucrânia, Keith Kellogg, se encontraram na quarta-feira (4) em Washington com a autoridade vinda da Ucrânia Andriy Yermak.

Especulações sobre uma possível reunião entre Trump e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, em Paris, foram levantadas.O gabinete de Macron confirmou as reuniões bilaterais com os chefes de Estados, no Palácio do Eliseu, mas não disse se os três se encontrarão juntos.

A esposa de Biden, a primeira-dama Jill Biden, representará os Estados Unidos na reabertura de Notre-Dame e também deve se encontrar com o princípe William.

*Com informações da Reuters

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima