Redação Juruá Online
Por volta do dia 15 de janeiro de 24, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito de Cruzeiro do Sul emitiu um comunicado informando que a Avenida 28 de Setembro, que compreende o trecho desde a Panificadora Morro da Glória até o portão de entrada do Colégio São José, foi temporariamente interditada. A medida foi tomada visando à segurança pública, especialmente para prevenir um possível deslizamento nas proximidades da Rádio Aldeia do Governo. A via está prevista para ser liberada totalmente após as 17 horas desta sexta-feira, 23.
Essa obra deixou a via próxima ao Colégio São José fechada durante sua execução. Agora, aproximando-se da fase final, Valdecir Simão, gestor de políticas públicas da Secretaria de obras públicas do Juruá, enfatiza a importância da obra, que está ingressando na etapa construtiva com trabalhos de aterramento. Esta ação é parte de um esforço coordenado pelo governo estadual para garantir a segurança tanto dos usuários quanto do próprio prédio da TV Aldeia.
“Estamos fazendo todos os esforços para concluir essa obra”, afirma o gestor Valdecir Simão, expressando também sua gratidão pelo apoio contínuo da prefeitura durante todo o processo.
Após a conclusão da fase de construção, o setor de obras do município se encarregará de reparar o asfalto, enquanto o governo estadual assumirá a responsabilidade de restaurar as calçadas, resultando assim na finalização completa da obra.
O diretor técnico da Secretaria Municipal de Trânsito, Jonas Lima, explica que a intenção inicial era liberar a Avenida 28 de Setembro coincidindo com o retorno às aulas no Colégio São José. Neste sentido, hoje (23) mesmo a via será reaberta ao tráfego, permitindo a circulação em ambos os sentidos.
José Lima ressalta que apesar das sinalizações claras indicando rotas alternativas durante esse período de interdição, muitos indivíduos continuaram a desrespeitar as restrições de trânsito. Para evitar essa situação recorrente, será implementada uma nova sinalização após a reabertura da via, visando garantir que pedestres e motoristas possam trafegar com segurança e tranquilidade.