booked.net

Tratamento gratuito para doenças biliares chega pela primeira vez aos pacientes do Juruá

A oferta do exame de colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, marca um grande avanço na saúde pública.

Compartilhe:

Redação Juruá Online

Após anos de intensas dores nas costas e no estômago, seguidas por uma coloração amarelada na pele e nos olhos, Andreanes de Almeida encontrou alívio em uma iniciativa inovadora do governo do Estado. A oferta do exame de colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, marca um grande avanço na saúde pública.

A ação, liderada pela Secretaria de Saúde (Sesacre), teve início na última sexta-feira, 19, e visa desobstruir as vias biliares, conectadas à vesícula e ao pâncreas, órgãos essenciais para o sistema digestório e produção de hormônios.

Um dia após a realização do exame, que removeu pedras das vias biliares, Andreanes recebeu alta médica e agora segue o tratamento em casa. A gratidão pela iniciativa do Estado é evidente, considerando que, na rede particular, o procedimento teria um custo aproximado de R$ 20 mil, a paciente disse estar bem e muito feliz, e sabe que em breve voltará à rotina normal e que seu coração é grato a todos os envolvidos.

A ação pioneira atendeu inicialmente dois pacientes, com a expectativa de realizar seis procedimentos mensalmente, reduzindo a demanda reprimida no Acre. Segundo Francisco Paulo Neto, gerente-geral do Complexo Regulador do Juruá, Cruzeiro do Sul se tornará referência na oferta do exame, regulando pacientes de outras regiões do Acre para realizar o procedimento na região.

A Coordenação da Regional do Juruá, Tarauacá e Envira tem apoiado a iniciativa, destacando-a como um avanço histórico. Rafael Gomes, assessor técnico da Coordenação Regional de Saúde do Juruá, Tarauacá e Envira, enfatiza que a oferta do exame de CPRE representa uma economia de gastos públicos e a redução de transtornos aos pacientes, que antes precisavam se deslocar para outro estado em busca de tratamento. Com isso, o maior beneficiado com a dedicação, compromisso e zelo da gestão estadual é a população.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima