booked.net

Sesacre realiza encontro com membros da coordenação de saúde para alinhar ações no Juruá

Objetivo é ampliar e melhorar os serviços da pasta na região, abordando questões de humanização, mutirão de cirurgias e firmas terceirizadas

Compartilhe:

Redação Juruá Online

O secretário de saúde, Pedro Pascoal, 32, ex- coordenador e médico do Samu, especializado em transporte aeromédico, veio a Cruzeiro do Sul com o objetivo de divulgar mudanças e alinhar com a equipe local um diagnóstico da rede de saúde do Juruá.

A equipe veio visitar todas as áreas de saúde do Juruá para poder mapear e atender as causas mais urgentes, conversando com os profissionais de saúde e levar as demandas para Rio Branco. “Nós não vamos conseguir cessar todos os problemas da saúde do Juruá nesse primeiro momento, mas sim o que é prioridade”, disse o secretário.

O secretário abordou sobre a questão da saúde humanitária. Segundo ele, uma dos planos do governo é acabar com a centralização, mudando a cultura que os problemas são resolvidos majoritariamente em Rio Branco. Ele ressalta o objetivo de uma mudança estrutural na região, com reforço no apoio cardiológico e instalação de um centro de hemodinâmica, dentre outras áreas mais fragilizadas. Para assim, o paciente não necessitar sair de sua região para tratar sua condição.

Também foi esclarecida a questão do mutirão de cirurgias, uma pauta que está dentro dos planejamentos do governo para zerar filas. O secretário pontua que, em sua ida à Brasília, foi conseguido 2,5 milhões de recursos financeiros voltados para as filas de cirurgia, que continuarão acontecendo às terças-feiras e aos sábados. Com isso, no final do mês de fevereiro terá um mutirão em Tarauacá e, futuramente, nas demais regiões do alto e baixo Acre.

Por fim, foi explicado a situação das firmas terceirizadas. “O governador disse que não temos mais tempo de errar”, disse. Pedro fala que a sesacre entrou o ano com algumas dívidas, mas medidas foram tomadas e novos contratos estão sendo acionados, nos quais garantem o reparo do FGTS do profissional e os demais benefícios.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima