booked.net

Servidores da enfermagem de Cruzeiro do Sul protestam contra suspensão da lei do novo piso salarial

Ainda nesta sexta, o Supremo Tribunal Federal analisa se mantém a lei sem efeitos até a análise dos impactos da medida.

Compartilhe:

Redação Juruá Online

Profissionais da enfermagem em Cruzeiro do Sul realizaram uma manifestação nesta sexta-feira (9), contra suspensão da lei que instituiu o piso salarial da categoria.

A representante do Sindicato dos Enfermeiros e Técnicos de Cruzeiro do Sul, Darlene Rodrigues, destacou que a medida provisória afetou diretamente a placa da enfermagem. “Esse novo piso, foi uma maneira de valorizar a classe que está há muito tempo lutando e se destacando durante a pandemia. Não temos como aceitar uma medida dessas sendo que vai prejudicar a categoria”.

A enfermeira Alcione Daniela, disse que hoje é apenas uma paralisação de (1) dia, mas que poderá se estender e se transformar em uma greve. “No momento está sendo um movimento de advertência, uma chamada de atenção do que está acontecendo no Brasil. Vamos aguardar a resposta de Brasília e se não houver acordo, a enfermagem vai parar nacionalmente”, ressaltou Alcione.

Ainda nesta sexta, o Supremo Tribunal Federal analisa se mantém a lei sem efeitos até a análise dos impactos da medida.

Em várias cidades do país, os profissionais fazem protestos, já que os ministros do Supremo Tribunal Federal começaram a julgar, no plenário virtual, a ação da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços (CNSaúde), que contestou a validade da lei.

De acordo com a lei, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, até fim do ano em que for sancionada a lei que trata do piso, devem adequar a remuneração dos cargos ou dos respectivos planos de carreiras para atender aos valores estabelecidos para cada categoria profissional, o piso salarial será:

Enfermeiros: R$ 4.750
Técnicos de enfermagem: R$ 3.325

VÍDEO

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima