O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) comemorou a liberação de 362 novas moradias pelo programa Minha Casa Minha Vida, conforme publicação no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (19). Segundo o parlamentar, a medida faz parte de um esforço contínuo para diminuir o déficit habitacional no estado e assegurar moradia digna à população.
Desde o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de acordo com Petecão, mais de 2 mil unidades habitacionais foram liberadas para o Acre. Em novembro de 2023, foi anunciado o número de unidades habitacionais distribuídas entre Rio Branco, Xapuri e Cruzeiro do Sul – 1 milhão e 600 mil. Outras 250 casas foram adicionadas em junho de 2024; em agosto, mais 100 unidades foram confirmadas.
“Esses investimentos demonstram o compromisso do governo em reduzir o déficit habitacional e melhorar a qualidade de vida das famílias acreanas. Além disso, eles vão aquecer a economia local, gerando empregos e fortalecendo o setor da construção civil, ou seja, mais dinheiro circulando na mão das pessoas”, afirmou o senador.
Petecão também criticou a falta de investimentos no setor habitacional durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em sua opinião, não houve construção de novas moradias no Acre. A ausência de investimentos foi uma marca constante, não apenas na habitação, mas em várias áreas, prejudicando o desenvolvimento do estado.
Destacou, ainda, os recentes investimentos em infraestrutura realizados pelo governo Lula, incluindo obras de rodovias federais, a construção de novas creches, além de liberar recursos emergenciais para combate às enchentes.
“Essas ações, somadas ao Novo PAC, são exemplos claros de como políticas públicas bem executadas podem transformar a vida das pessoas”, concluiu.
Assessoria