spot_img

Senador Alan Rick lidera esforços para auxiliar agricultores afetados por praga em Cruzeiro do Sul

O senador Alan Rick, presidente da Comissão de Agricultura do Senado, tem trabalhado para auxiliar os produtores rurais de Cruzeiro do Sul, que tiveram suas lavouras de macaxeira destruídas por lagartas mandarová. Nesta semana, o senador se reuniu com o Presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), César Aldrighi, e a Diretora de Desenvolvimento de Assentamentos, Maria Rosilene Bezerra Rodrigues, para buscar soluções para a crise.

Durante a reunião, o Presidente do INCRA informou que o órgão poderá fornecer auxílio financeiro para as famílias afetadas, que estejam em áreas de assentamento e ainda não tenham recebido créditos rurais.

Imediatamente, o Senador solicitou à Secretaria Municipal de Agricultura um levantamento identificando quais os produtores assentados foram atingidos em cada localidade. O relatório foi recebido pelo gabinete nesta quinta-feira, 26, e será encaminhado para o INCRA. “Esperamos que já nos próximos dias o órgão defina como será feito esse auxílio e possamos dar a boa notícia para os pequenos agricultores de Cruzeiro”, adiantou o Senador.

Desde o início dos ataques das lagartas mandarová às lavouras de Cruzeiro do Sul, na primeira semana deste mês, Alan Rick tem trabalhado incansavelmente na busca de soluções. “Fomos procurados pelo Secretário de Agricultura, Eutimar Sombra, e por agricultores nos informando da situação, que está se repetindo pela segunda vez este ano. Imediatamente, me reuni com o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que orientou que o município decretasse Situação de Emergência, para permitir ações emergenciais tanto para o extermínio da praga quanto para socorro financeiro.”

Além disso, o Senador promoveu uma reunião entre o Prefeito Zequinha Lima e técnicos do Ministério da Agricultura e do Ministério do Desenvolvimento Social. Ele também solicitou apoio ao Ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário.

De acordo com o Prefeito Zequinha Lima, mais de 50% das lavouras foram completamente destruídas, o que terá um impacto negativo significativo na economia do município no próximo ano, uma vez que a cultura da mandioca e a agroindústria da farinha e seus derivados representam cerca de 42% do PIB de Cruzeiro do Sul. Estima-se que aproximadamente 960 famílias de agricultores já tenham sido afetadas pela praga.

O Senador Alan Rick continua a liderar esforços para garantir que os agricultores de Cruzeiro do Sul recebam o apoio necessário para superar essa crise e recuperar suas lavouras, contribuindo para a vitalidade econômica da região.

spot_img

Notícias relacionadas:

Anúncio Patrocinadospot_img
spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS