booked.net

Senador Alan Rick e Associação dos Municípios do Acre promovem visita técnica à Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos em Rio Branco

O evento acontecerá na sexta-feira, dia 06 de outubro, a partir das 8h, nas instalações da UTRE, localizada na BR 364 – Margem Esquerda do Km 22, no sentido Rio Branco/Porto Velho.

Compartilhe:

O gabinete do senador Alan Rick e a Associação dos Municípios do Acre (AMAC) têm a honra de convidar a população, prefeitos, membros da bancada federal e vereadores para participar da primeira visita técnica à Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRE) de Rio Branco, que será realizada pelo recém-criado Consórcio Intermunicipal de Coleta, Destinação e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos dos Municípios do Acre, conhecido como CINRESO/AC.

O evento acontecerá na sexta-feira, dia 06 de outubro, a partir das 8h, nas instalações da UTRE, localizada na BR 364 – Margem Esquerda do Km 22, no sentido Rio Branco/Porto Velho. Durante a visita, será apresentado o funcionamento atual da UTRE, proporcionando uma oportunidade valiosa para conhecer em detalhes como a unidade lida com o tratamento de resíduos sólidos na região.

Na parte da tarde, às 14h30, a Sede da Associação dos Municípios do Acre – AMAC, situada na Rua Isaura Parente, n⁰ 2931, Bairro Estação Experimental, será palco da I Assembleia Geral Ordinária do CINRESO/AC. Neste segundo momento, empresas que já administram aterros sanitários em Minas Gerais e Rondônia farão a apresentação do trabalho que realizam, compartilhando suas experiências e práticas bem-sucedidas na gestão de resíduos sólidos urbanos.

Solução definitiva para os lixões no Acre

O Consórcio Intermunicipal de Coleta, Destinação e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos dos Municípios do Acre (CINRESO/AC) é uma iniciativa do senador Alan Rick, que visa dar fim aos lixões em todo o estado. O projeto teve início quando o senador, ainda deputado federal, iniciou as tratativas junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio do Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Regional Sustentável.

Com um investimento estimado em R$ 7 milhões, o projeto estruturado pelo CINRESO/AC permitirá que as prefeituras consorciadas coloquem suas soluções à disposição, seja por meio de leilão, concessão ou Parceria Público-Privada, acabando de vez com os lixões e oferecendo uma solução definitiva para a destinação correta dos resíduos sólidos.

Das 22 cidades acreanas, 21 operam serviços de coleta e destinação de lixo sob Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) com o Ministério Público Estadual, seguindo as diretrizes do Marco Legal do Saneamento Básico. Este estabeleceu prazos entre 2021 e 2024 para que todos os municípios brasileiros adotem a destinação correta dos resíduos sólidos, visando o fim dos “lixões”. A data limite varia de acordo com o número de habitantes e a classificação da cidade.

O Consórcio formado pelos 22 municípios acreanos facilitará a interlocução institucional e viabilizará o projeto, que beneficiará especialmente os municípios menores e isolados, contribuindo diretamente para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11, que visa tornar as cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, promovendo a gestão adequada de resíduos sólidos e a redução do impacto ambiental negativo. É um passo importante em direção a um Acre mais limpo e sustentável para as gerações futuras.

Por Assessoria

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima