booked.net

Senado dos EUA recomenda corte de relação com o Brasil em caso de golpe

A proposta pede que, caso as eleições deste ano não sejam conduzidas de forma livre, justa, crível, transparente e pacífica, o governo americano corte relação com e suspenda programas de cooperação com o governo brasileiro.

Compartilhe:

O Senado dos Estados Unidos aprovou, nesta 4ª feira (28.set), uma resolução em defesa da democracia no Brasil. A proposta pede que, caso as eleições deste ano não sejam conduzidas de forma livre, justa, crível, transparente e pacífica, o governo americano corte relação com e suspenda programas de cooperação com o governo brasileiro.

O documento, proposto pelos senadores Bernie Sanders e Tim Kaine, foi aprovado por unanimidade, e cita o aumento na violência contra líderes políticos no Rio de Janeiro. Sem citar o presidente Jair Bolsonaro, a resolução observa que ele trabalha para “minar a política eleitoral”.

A proposta sugere que o governo americano reconheça de imediato o resultado das eleições no Brasil e “reveja e reconsidere a relação entre os Estados Unidos e qualquer governo que chegue ao poder no Brasil por meios antidemocráticos, incluindo um golpe militar”.

Bernie Sanders recebeu, em julho, uma delegação de representantes da sociedade civil brasileira, que alertaram os políticos americanos sobre ameaças à democracia e ao processo eleitoral do Brasil.

“O que ouvi [da delegação] infelizmente soa muito familiar para mim por causa dos esforços de [Donald] Trump e seus amigos para minar a democracia americana. Não estou surpreso que Bolsonaro esteja tentando fazer o mesmo no Brasil. Nós realmente esperamos que o resultado das eleições [brasileiras] seja reconhecido e respeitado, e que a democracia, de fato, prevaleça no Brasil”, afirmou Sanders na época.

Com informações SBT News

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima