Redação Juruá Online
Nesta segunda-feira (25), teve início a Semana Nacional do Doador de Sangue, evento que mobiliza o Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul com atividades voltadas à conscientização e ao incentivo à doação. O objetivo é homenagear os doadores regulares e conquistar novos voluntários para garantir a manutenção dos estoques de sangue, especialmente com a aproximação do fim do ano, período crítico para os bancos de sangue.
De acordo com Jean Carlos Barbosa, assistente social do Hemonúcleo, a programação inclui ações especiais ao longo da semana. “Hoje, segunda-feira, estamos funcionando nos turnos da manhã e tarde. De terça a sexta, as atividades ocorrem pela manhã. Preparamos um lanche especial e serviços como atendimento com nutricionista, psicólogo, dentista e cuidados estéticos, como limpeza de pele e design de sobrancelhas”, destacou.
Barbosa reforçou a importância de manter uma frequência regular nas doações. “Homens podem doar a cada dois meses e mulheres a cada três meses. Essa regularidade é essencial para manter o equilíbrio nos estoques, considerando que a validade das bolsas de sangue é de apenas 30 dias. Não adianta termos uma grande quantidade de bolsas acumuladas em um mês, pois, se não forem utilizadas, elas expiram”, explicou.
Ele ressaltou ainda que o estoque atual está em nível razoável, mas que essa situação pode mudar rapidamente diante de uma alta demanda. “Dezembro e janeiro são meses críticos, com aumento de acidentes devido às férias e festas de fim de ano. Por isso, esta semana é estratégica para reforçar as reservas e nos preparar para esse período”, enfatizou.
Jean Carlos fez um pedido à população para que participe da campanha, destacando o impacto transformador da doação de sangue. “Uma bolsa de sangue salva até quatro vidas. Doar é um gesto de amor e solidariedade. Convidamos todos a virem ao Hemonúcleo até sexta-feira, conhecerem nossa equipe e desfrutarem das atividades especiais que preparamos. Este é o momento de se unir a essa causa e fazer a diferença na vida de quem mais precisa”, concluiu.
A Semana Nacional do Doador de Sangue segue até o dia 29 de novembro, com programação voltada ao público e diversas iniciativas para atrair novos doadores.