booked.net

Semana da Inclusão: conscientização e acessibilidade linguística em destaque para pessoas com deficiência

O evento se estenderá ao longo da semana, abordando temas relevantes e buscando contribuir para uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

Compartilhe:

Em Cruzeiro do Sul foi dado início a Semana da Pessoa com Deficiência com o Seminário de Educação Especial: “Não ao capacitismo”. O evento está sendo coordenado pela representação da Secretaria de Estado de Educação (RSEE), através do Said Almeida Filho, NAPI, em parceria com NAPNE, NAI, e SEMEDEL, visando construir conhecimento e sensibilização em relação à inclusão.

A professora de Libras no Centro de Apoio ao Surdo de Cruzeiro do Sul, Edilene Estil, explicou a importância do evento: “Estamos no Setembro Azul, em um seminário para construir atividades e seminários. Ontem teve a abertura do Seminário da Pessoa com Deficiência, que é celebrado no dia 21 de setembro, e também o Setembro Azul, que homenageia datas significativas para a comunidade surda, como o Dia Nacional da Pessoa Surda em 26 de setembro, o Dia Internacional das Línguas de Sinais e o Dia Internacional do Tradutor Intérprete em 30 de setembro.”

Lucas Vargas, professor surdo da Universidade Federal do Acre, ressaltou a importância da conscientização sobre as dificuldades enfrentadas pelos surdos ao longo da história e da necessidade de avanços na divulgação da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ele também mencionou a importância de tornar a língua de sinais mais acessível para a comunicação em diversos contextos, incluindo saúde e justiça.

A coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão na AIDA ALFAC, Maria Aldenora do Santo Lima, destacou que a Semana da Pessoa com Deficiência busca conscientizar não apenas as pessoas com deficiência, mas toda a sociedade sobre a importância da inclusão. Ela abordou a necessidade de discutir temas como o capacitismo, preconceito e direitos das pessoas com deficiência, especialmente no contexto educacional.

A programação da semana inclui atividades como mesas redondas, debates e capacitações, com o objetivo de promover a inclusão, a acessibilidade linguística e a conscientização sobre as questões das pessoas com deficiência no Acre. O evento se estenderá ao longo da semana, abordando temas relevantes e buscando contribuir para uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

Com informações Juruá 24 Horas

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima