Pela primeira vez em 10 anos, lista é zerada e teste seguirá sendo realizado em livre demanda. Foto: Gleison Luz/Fundhacre
O Serviço de Apoio Dagnóstico Terapeutico (SADT) da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) alcançou uma importante marca, ao zerar a fila de espera para a realização do teste ergométrico nesta terça-feira, 3, em Rio Branco. O exame, fundamental para a avaliação da saúde cardiovascular, estava entre os mais demandados na unidade, refletindo a crescente preocupação da população com o bem-estar físico e a prevenção de doenças do coração.
É a primeira vez, em dez anos, que a lista é zerada. Dessa forma, o teste seguirá sendo realizado em livre demanda. Popularmente conhecido como “teste de esforço”, o teste ergométrico é fundamental para detectar problemas como arritmias, isquemias e avaliar a capacidade funcional do coração sob estresse. Durante o exame, o paciente caminha ou corre em uma esteira, enquanto são monitorados seus batimentos cardíacos, pressão arterial e outros parâmetros vitais.
A diminuição da fila é resultado de um esforço conjunto da equipe do complexo hospitalar. É o que explica a médica cardiologista Janaína Longuini, que comanda os testes na Fundhacre.
“A fila do pedido do teste ergométrico foi zerada. Esse exame serve para muita coisa na cardiologia. Várias especialidades podem pedi-lo, inclusive para idosos, crianças, mulheres, homens, adolescentes. Serve para detectar a capacidade física do paciente, se tem arritmias, se tem alterações da pressão durante o esforço físico e também para detectar a isquemia, que é aquela dor no peito. Então, hoje a gente enfatiza esse dia em que a gente zerou a fila do teste ergométrico. Toda a nossa equipe fica muito feliz”, destacou.
A realização do teste ergométrico é especialmente recomendada para pessoas com fatores de risco, como hipertensão, diabetes, histórico familiar de doenças cardíacas e para aqueles que pretendem iniciar atividades físicas intensas.
Um dos últimos pacientes da lista atendidos nesta terça-feira, 3, foi o diretor escolar Eduardo de Freitas, que celebrou a rapidez para realizar o teste. “Entre a marcação do exame e a realização foram cerca de 15 dias. Eu achei muito rápido, porque eu tinha uma previsão de que ia demorar mais de um mês, mas [o atendimento] foi muito rápido, assertivo. A equipe é muito profissional”, atestou.
Com a fila zerada, o governo do Acre, por meio da Fundhacre, reitera seu compromisso com a saúde da população – especialmente neste mês, em que se lembra a importância da saúde cardiovascular, com a campanha Setembro Vermelho – reforçando a importância de manter os cuidados e a prevenção em dia. Pacientes interessados em realizar o exame devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Referência em Atenção Primária (Urap) mais próxima da sua casa e solicitar o encaminhamento.