booked.net

Secretaria municipal de saúde realiza programa de Telemedicina em Cruzeiro do Sul

O objetivo do programa é garantir atendimento mais rápido e menos burocrático à população cruzeirense.

Compartilhe:

Redação Juruá Online/ Foto: Ilustrativa

A Secretaria Municipal de Cruzeiro do Sul, deu início na manhã desta terça-feira (11), ao programa Telemedicina, na Unidade Básica de Saúde 25 de agosto. O objetivo é garantir atendimento menos burocrático à população cruzeirense para não ser necessário o paciente se deslocar para outra cidade. 

Conforme a médica Emily Lima, as primeiras consultas estão sendo realizadas com pacientes do tratamento fora de domicílio (TFD), aqueles que já estavam na fila de espera. Há uma pessoa responsável pelo cadastro dessas pessoas. “Ela liga para os pacientes informando data e horário, eles já chegaram na hora do atendimento com todos os seus exames”, explica.

Ainda segundo ela, a consulta é feita presencialmente e virtualmente com o outro médico do Hospital Albert Einstein, dependendo da especialidade que for solicitada. É feita toda avaliação e exame físico. Após os procedimentos necessários, o profissional solicita o tratamento que for melhor para o paciente. “Dependendo disso, nós podemos solicitar os exames feitos pelo município e dá o diagnóstico manejando tratamento. Se tivermos alguma dificuldade ou algum exame que fuja do nosso controle, estaremos encaminhando para o TFD”, ressalta a médica.

Maria Santina, mãe de uma jovem que precisava de um Neurologista, disse que em menos de 15 dias conseguiu uma consulta. “É muito importante, pois muitas pessoas precisam se deslocar para Rio Branco em busca de atendimento, agora ficou melhor”, destaca. 

Segundo a secretária de saúde municipal, Valéria Lima, são diversas especialidades disponíveis, sendo estas, Neurologia Pediátrica- 0 a 16 anos, Neurologia Clínico Adulto- acima de 16 anos, além de Cardiologia Clínico Adulto, Pneumonia Clínico Adulto, Endocrinologia Clínico Adulto, Reumatologia Clínico Adulto para o público acima de 12 anos, assim como Psiquiatria Clínico (acima de 5 anos). 

De acordo com o prefeito Zequinha Lima, é uma novidade pós-pandemia. São consultas que serão feitas em parceria com o governo Federal e o Hospital Albert Einstein de São Paulo. 

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima