booked.net

Seca no Rio Juruá compromete navegabilidade de barqueiros

O fato de não chover diminui os níveis do manancial, o que torna as viagens dos barqueiros ainda mais desafiadoras.

Compartilhe:

Redação Juruá Online

Os navegantes são responsáveis por abastecer os municípios que ficam na parte baixa e alta da região, navegando por vários dias nas curvas do rio Juruá. No hemisfério sul do planeta terra, onde está localizado o Brasil, os estados brasileiros passam pelo período de inverno neste período do ano. No Acre, devido ao clima seco e sem chuvas, popularmente se chama “verão”. O fato de não chover diminui os níveis do manancial, o que torna as viagens dos barqueiros ainda mais desafiadoras.

Barqueiro há quase 20 anos, Luis Santos conta que já está nos preparativos para os próximos meses de seca. “A gente chega a gastar até 9 dias de subida daqui para Thaumaturgo”, diz. As embarcações passarão a ser de menor porte, pois no “verão” os barcos de maior porte são mais lentos. As adversidades se dão devido a diversos fatores, incluindo ondas de areia.

Além disso, os barqueiros enfrentam o preço elevado de mercadorias, o que dificulta ainda mais a viagem e o abastecimento dos municípios que dependem do rio como principal acesso. A situação é desafiadora, pois a população dessas regiões depende do abastecimento de alimentos e outros produtos que são transportados pelos barcos.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima