A chikungunya é uma doença viral causada pela picada do mosquito Aedes aegypti, um tipo de inseto muito comum em países tropicais, como o Brasil. O mosquito também transmite outras doenças virais como a dengue e a zika.
Diante do aumento no número de casos de chikungunya registrados no Brasil neste ano, é importante ficar atento aos principais sintomas da infecção.
Os primeiros sinais podem variar um pouco de caso para caso, e entre homens e mulheres. Mas, os sintomas típicos da chikungunya são:
- Febre alta repentina, superior a 39º C;
- Intensa dor e inchaço nas articulações;
- Pequenas manchas vermelhas na pele, incluindo nas palmas das mãos e nas plantas dos pés;
- Dor nas costas e nos músculos;
- Coceira por todo o corpo ou somente nas palmas das mãos e plantas dos pés, podendo haver descamação nestes locais;
- Cansaço excessivo;
- Hipersensibilidade à luz;
- Dor de cabeça constante;
- Vômito, diarreia e dor abdominal;
- Calafrios;
- Vermelhidão nos olhos;
- Dor atrás dos olhos.
Nas mulheres, surgem especialmente manchas vermelhas no corpo, vômito, sangramentos e feridas na boca. Enquanto nos homens e nas pessoas idosas, o mais comum é surgir dor e inchaço nas articulações, além de febre.
Quanto tempo duram os sintomas
Os sintomas da doença normalmente desaparecem após 14 dias ou até mesmo antes. Não há remédios específicos para a doença, o tratamento é feito com repouso e medicamentos para aliviar os sintomas.
No entanto, em alguns pacientes os sintomas podem se prolongar por mais tempo, caracterizando um quadro crônico da doença.
Quando a doença persiste por mais tempo que o normal, o sintoma mais comum é a dor nas articulações, mas também podem surgir outros sinais como queda de cabelo, sensação de dormência em algumas partes do corpo, visão borrada ou mãos frias e pontas dos dedos brancas ou arroxeadas.
Em alguns casos, a fase crônica pode durar até 6 anos. Nestas situações, é necessário o uso de medicamentos para aliviar a dor, além de sessões de fisioterapia.
Sintomas graves
Em casos raros, a chikungunya se manifesta sem febre e sem dor nas articulações. As seguintes alterações indicam que a doença é grave e a pessoa precisa de internação hospitalar:
- No sistema nervoso: convulsões, perda da força nos músculos e dos movimentos dos braços ou das pernas;
- Nos olhos: Inflamação ótica, na íris ou na retina;
- No coração: Insuficiência cardíaca, arritmia e pericardite;
- Na pele: Escurecimento de certas áreas, aparecimento de bolhas ou úlceras semelhantes a aftas;
- Nos rins: Inflamações e insuficiência renal;
- Outras complicações: sanguíneas, pneumonia, insuficiência respiratória, hepatite, pancreatite, insuficiência adrenal e aumento ou diminuição do hormônio antidiurético.
Por Metrópoles