Entre os estandes que têm atraído a atenção do público durante a 6ª edição do Festival do Coco, em Mâncio Lima, está o da saboaria Banho de Flores, negócio criado neste ano por Talia da Cruz Pinheiro. A empreendedora decidiu investir no segmento após perceber um aumento do próprio interesse pela produção de sabonetes artesanais.
Formada em Medicina, Talia contou que os sabonetes são produzidos de forma artesanal e utilizam ingredientes naturais, com glicerina vegetal como base. Segundo ela, os produtos têm validade de seis meses a partir da fabricação.
Toda a produção é realizada pela própria empreendedora, que conta apenas com auxílio no momento de embalar os sabonetes. O cuidado com a qualidade dos ingredientes, no entanto, também influencia no preço final dos produtos.
Talia explica que a renda obtida com a atividade ainda é variável, principalmente porque utiliza matérias-primas de boa qualidade, que têm custo mais elevado e podem acabar tornando os produtos menos acessíveis para parte dos consumidores.
No Festival do Coco, porém, a procura tem surpreendido. A movimentação no estande tem sido constante desde o início do evento.
“Hoje eu ainda não consegui me sentar, porque é o tempo todo chegando gente”, brincou Talia.
Entre os produtos que mais chamam atenção na barraca da Banho de Flores estão os sabonetes de coco e café, desenvolvidos também como uma forma de valorizar elementos ligados à agricultura e à produção local.
A participação no festival também representa uma oportunidade para Talia divulgar uma marca que ainda está dando os primeiros passos. Criada há poucos meses, a Banho de Flores encontra no evento um espaço para apresentar os produtos, conversar diretamente com os consumidores e observar quais fragrâncias e opções despertam maior interesse.
Para a empreendedora, a experiência pode ajudar a transformar uma atividade que começou recentemente em uma nova oportunidade de negócio. Enquanto o público circula pelo festival, os sabonetes artesanais acabam dividindo espaço com os demais produtos da agricultura familiar e do empreendedorismo local, reforçando a diversidade de iniciativas que fazem parte da programação do Festival do Coco.





