booked.net

Rússia diz ter sofrido o maior ataque cibernético de sua história

Já o governo ucraniano teme "apagão digital" na guerra contra a Rússia

Compartilhe:

A Rússia afirma ser alvo do maior ataque cibernético já registrado no país. O atentado digital sofrido em meio à guerra na Ucrânia é, segundo o governo russo, três vezes mais agressivo que o último grande ataque registrado.

O Kremlin, sede do governo russo, não deu detalhes sobre o caso, mas afirmou que sites estatais, da transportadora Aeroflot e do banco Sberbank tiveram interrupções ou problemas de acesso.

As informações foram divulgadas na tarde desta quinta-feira (17/3) pela agência russa de notícias TASS e confirmadas pelo Ministério do Desenvolvimento Digital do país.

Esse não é o primeiro ataque digital que ocorre após o início da guerra na Ucrânia, em 24 de fevereiro.

Na segunda-feira (14/3), sites do governo de Israel, inclusive o do escritório do primeiro-ministro e o do Ministério da Saúde, saíram do ar em um aparente ciberataque. Uma fonte da área de segurança disse ao jornal israelense “Haaretz” que este seria o maior ataque cibernético já realizado contra Israel.

Autoridades do país investigam quem pode estar por trás da ação, mas ainda não foi possível determinar quem são os responsáveis. A agência nacional cibernética de Israel declarou estado de emergência para avaliar a extensão dos danos.

Apagão digital

Antes, o encarregado de negócios da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, afirmou em 27 de fevereiro, três dias após o começo do conflito, que os canais oficiais da embaixada ucraniana foram bloqueados por “ataques cibernéticos massivos” feitos pela Rússia.

No começo do mês, milhares de pessoas ficaram sem acesso à internet na Europa devido a um ataque cibernético contra duas redes de satélites durante uma ofensiva russa contra a Ucrânia.

Por Metrópoles

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima