booked.net

Rio Juruá ultrapassa cota de alerta de 11,80 durante final de semana

Geralmente, os primeiros bairros a serem afetados incluem a região da Lagoa, Miritizal e alguns locais da Várzea.

Compartilhe:

Redação Juruá Online

No último final de semana, o rio Juruá ultrapassou sua cota de alerta, alcançando a marca de 12,42 metros nesta segunda-feira, 5. Segundo a defesa civil de Cruzeiro do Sul, o nível do rio continuará a aumentar devido às previsões de chuvas para as próximas semanas

O coordenador municipal de defesa civil, José Lima, alerta para a possibilidade de o rio ganhar mais força, uma vez que as previsões indicam cerca de 150 milímetros de chuva ao longo desta semana. O coordenador ressalta que, caso essa quantidade de chuva se concretize, existe o risco do rio atingir a cota de transbordo.

Até o momento, a situação é considerada tranquila, com apenas alguns quintais do bairro Miritizal apresentando acúmulo de água. O coordenador observa que a situação pode mudar após a metade de fevereiro, prevendo mais uma elevação no nível do rio e a aproximação com a cota de transbordo que é de 13,40 metros. “Até aí, estamos em alerta”, destaca o coordenador.

Ainda não há ocorrências de famílias desabrigadas, porém as autoridades locais estão preparadas caso essa situação venha a acontecer. “O plano de contingência já está pronto, inclusive já tivemos uma reunião com o prefeito Zequinha, que já determinou que, se houver uma subida do rio, toda a equipe do município esteja à disposição para que possamos dar a melhor resposta possível”, diz José Lima.

Geralmente, os primeiros bairros a serem afetados incluem a região da Lagoa, Miritizal e alguns locais da Várzea.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima