Rio Juruá segue subindo e chega a 14,15 metros em Cruzeiro do Sul

spot_img

Na manhã deste sábado (4), o nível do Rio Juruá em Cruzeiro do Sul atingiu a marca de 14,15 metros, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil municipal. O volume de água segue acima da cota de transbordo, que é de 13 metros, mantendo a situação de alerta máximo na região.

De acordo com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), a medição foi realizada às 6h, com base nos dados do sistema Hidroweb. O nível atual já ultrapassa em mais de um metro a cota de transbordamento (13,00 m) e está bem acima da cota de alerta (11,80 m), indicando continuidade no cenário de cheia.

Os impactos da enchente já atingem milhares de moradores. Até o momento, 50 famílias estão desabrigadas e 3 desalojadas, enquanto o número total de famílias afetadas chega a 7.087. Em relação às pessoas atingidas, o número já alcança 28.350 moradores, evidenciando a gravidade da situação.

Além disso, a Defesa Civil estima que pelo menos 624 famílias estejam desalojadas em todo o município, reforçando a necessidade de acompanhamento constante do nível do rio e de ações emergenciais.

As autoridades seguem monitorando a subida das águas e orientam que moradores de áreas de risco redobrem a atenção e, se necessário, busquem locais seguros. A tendência de elevação do rio preocupa, principalmente devido à continuidade das chuvas na região do Juruá.

spot_img

Notícias relacionadas:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS