Rio Juruá em Cruzeiro do Sul dá sinais de vazante neste sábado (07/02); nível cai para cerca de 13,19 m segundo medições recentes

spot_img

O Rio Juruá, principal manancial que banha Cruzeiro do Sul, apresenta sinais claros de vazante neste sábado (07), após dias de estabilidade acima da cota de transbordamento. De acordo com dados divulgados por fontes locais e referenciados ao aplicativo HidroWeb da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o nível do rio registrou 13,19 metros na medição mais recente, representando uma redução em relação aos 13,41 metros observados na sexta-feira (06) e aos 13,44 metros estabilizados na quinta-feira (05).

A cota de transbordamento em Cruzeiro do Sul é de 13 metros (conforme régua da Defesa Civil Municipal na Ponte ou bairro da Várzea), o que mantém o rio ainda 19 cm acima da cota nesta atualização. A tendência de descida começou a se confirmar a partir de sexta, com queda de cerca de 22 cm em 24 horas, influenciada pela redução das chuvas na cabeceira do rio (regiões de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter), onde a vazante já é mais acentuada (mais de 1 metro em alguns pontos).

A Defesa Civil de Cruzeiro do Sul informou que não há famílias em abrigos no momento e que a situação está controlada, apesar dos impactos anteriores em 11 bairros urbanos e 12 comunidades rurais, afetando mais de 6 mil moradores direta ou indiretamente. O reconhecimento de emergência federal segue válido para apoio em assistência e recuperação.

A previsão para os próximos dias é de continuidade da vazante, com possibilidade de o rio retornar abaixo da cota de transbordo nos próximos dias, desde que não haja novas chuvas intensas na bacia. segurança!

Por Juruá 24 Horas

spot_img

Notícias relacionadas:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS