booked.net

Rio Envira transborda em Feijó e já atinge bairro e comunidades rurais no interior do AC

Compartilhe:

Por G1

O nível do Rio Envira subiu nas últimas horas e ultrapassou a cota de transbordo, que é de 12 metros, na cidade de Feijó, no interior do Acre. O manancial marcou 12,02 metros na medição das 6h desta quarta-feira (23), são 49 centímetros a mais em 24 horas.

Dois bairros da cidade estão atingidos pelas águas, além de comunidades rurais. A estimativa do Corpo de Bombeiros é que 40 famílias estejam atingidas. No entanto, ainda não foi preciso retirar famílias.

O comandante dos Bombeiros na cidade, tenente Jailton Figueiredo informou que as equipes estão em alerta e preparadas para caso seja preciso remover pessoas atingidas pela cheia.

“Atingimos a cota de transbordo agora de manhã e estamos com equipe pronta para fazer retirada de famílias que venham solicitar atendimento. Temos dois bairros na cidade atingido e também algumas comunidades rurais. Um abrigo já foi montado, que é na Escola Severino Cordeiro para caso seja necessário”, disse o tenente.

Rio Envira transborda e atinge cerca de 40 famílias no interior do Acre — Foto: Arquivo/Corpo de Bombeiros

Rio Envira transborda e atinge cerca de 40 famílias no interior do Acre — Foto: Arquivo/Corpo de Bombeiros

Enchente no Acre

Pelo menos cinco cidades do Acre foram atingidas pela cheia dos rios desde a segunda (21). Entre elas Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá, Jordão e Cruzeiro do Sul. Por último, a enchente foi registrada em Feijó.

O Rio Acre na capital continua apresentando sinais de vazante e saiu da cota de alerta, 13,50 metros. Na medição das 6h desta quarta-feira (23), a Defesa Civil Municipal informou que o manancial está com 13,46 metros. Os bairros Seis de Agosto, Base, Habitasa e Ayrton Senna são os primeiros afetados no município.

No Jordão, que teve cerca de 60% da cidade inundada após o rio marcar 8,75 metros, as águas vazaram pela metade. Nesta quarta, a Defesa Civil Municipal informou que não foi feita medição, porque a régua está quebrada.

Já em Sena Madureira, o Rio Iaco segue acima da cota de alerta, de11,80 metros. O manancial está com 14,70 metros nesta quarta e o Corpo de Bombeiros informou que 10 famílias estão desabrigadas.

Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá também continua subindo. Pela manhã, o rio marcou 12,58 metros, na medição das 6h desta quarta. O manancial continua acima da cota de alerta, 11,80 metros. Ao todo, seis bairros estão atingidos e ao menos 300 famílias estão com água nos quintais, o que dificulta a locomoção dos moradores.

A Defesa Civil do município confirmou que não retirou nenhum morador de casa. Normalmente, essa retirada ocorre quando o rio ultrapassa a cota de transbordo, 13 metros.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima