booked.net

Reeducandos do presídio Manoel Neri participam de oficinas de trabalho em Cruzeiro do Sul

Objetivo é ressocializar e qualificar os participantes

Compartilhe:

Redação Juruá Online

O presídio Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul, tem contabilizado hoje 709 presos em regime fechado na unidade. Desse quantitativo, mais de 100 participam das oficinas recreativas.

Os trabalhos são feitos, por exemplo, em casas de farinha e hortas. Realizados de forma manual pelos detentos.

Um homem de 52 anos, condenado a cumprir 9 anos e 4 meses, relata como é o dia a dia e o trabalho na horta. “Chegamos 7h da manhã, tiramos verduras e regamos”, relata. Ele fala que é a primeira vez que está tendo contato com esse tipo de serviço. “A gente só não pode ir pra casa, mas temos toda a liberdade aqui. Agora só não pode ta fazendo a coisa errada”, diz.

Os trabalhos acontecem diariamente, e necessitam de disciplina para a execução dos serviços.

Com 15 anos de pena, e 5 já cumpridos, um homem já trabalha na casa de farinha há dois anos e relata que aplica os conhecimentos adquiridos na agricultura ainda de sua infância.

Já outro detendo, natural de Marechal Thaumaturgo, que está cumprindo 40 anos de prisão, não possuía experiência na agricultura e diz que se agrada no trabalho.

Com aproximadamente 10 anos de existência, as oficinas tem o intuito de servir como ferramenta para inserir os apenados no mercado de trabalho e trabalhar para a ressocialização.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima