
Rio Branco figura entre as capitais brasileiras com melhor avaliação no quesito segurança pública, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A capital acreana aparece na 15ª colocação entre as capitais no pilar de Segurança, que analisa as condições oferecidas pelas cidades para garantir tranquilidade e qualidade de vida à população.
No ranking geral, que avalia todos os municípios brasileiros, Rio Branco ocupa a 312ª posição. O levantamento considera indicadores relacionados à prevenção da violência, atuação das forças de segurança e os impactos da criminalidade no desenvolvimento urbano e social.
Entre as capitais mais bem avaliadas no pilar de Segurança estão Campinas (SP), Belém (PA) e Porto Alegre (RS), que lideram o ranking nacional. Já Recife (PE), Palmas (TO) e Macapá (AP) aparecem nas últimas posições.
De acordo com o CLP, cidades com melhores índices de segurança tendem a atrair mais moradores, estudantes, trabalhadores e empreendedores, fortalecendo a economia local e estimulando o crescimento sustentável. Em contrapartida, altos níveis de violência afetam diretamente o bem-estar social, afastam investimentos e reduzem a competitividade municipal.
O pilar de Segurança representa 5,9% da pontuação final do Ranking de Competitividade dos Municípios e é considerado um dos eixos estratégicos para o desenvolvimento de longo prazo, impactando diretamente a prosperidade econômica e a qualidade de vida da população.
Com informações do Juruá 24 Horas





