O Irã está perto de escolher um novo líder supremo para substituir o aiatolá Ali Khamenei, afirmou à TV estatal nesta quarta-feira (4) um integrante da Assembleia de Peritos do Irã, responsável pela escolha do novo líder.
Um dos favoritos para o cargo é o seu filho, Mojtaba Khamenei, disseram duas fontes iranianas à agência de notícias Reuters.
Motjaba Khamenei, 56 anos, é o segundo filho do aiatolá Ali Khamenei e ocupa o cargo de clérigo de posição intermediária.
Ele é conhecido por exercer influência significativa nos bastidores e por ter fortes ligações com a IRGC (Guarda Revolucionária Islâmica), a força militar mais poderosa do país, bem como com a sua força paramilitar voluntária Basij.
Segundo três autoridades, a Guarda pressionou por sua nomeação, argumentando que ele possuía as qualificações necessárias para conduzir o Irã neste momento de crise.
No entanto, há um obstáculo para a escolha do novo líder: Mojtaba não é um clérigo de alto escalão e não ocupa nenhum cargo oficial no regime. Ele foi alvo de sanções dos EUA em 2019.
A sucessão de pai para filho é malvista pela hierarquia clerical xiita, especialmente num Irã revolucionário que surgiu após a queda de uma monarquia amplamente repudiada.
O que está acontecendo no Oriente Médio?
Os Estados Unidos e Israel iniciaram no sábado (28) uma onda de ataques contra o Irã, em meio a tensões sobre o programa nuclear iraniano.
O regime dos aiatolás iniciou retaliação contra países do Oriente Médio que abrigam bases militares norte-americanas, entre eles: Emirados Árabes Unidos, Catar, Bahrein, Kuwait, Jordânia e Iraque.
No domingo, a mídia estatal iraniana anunciou que seu líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei, foi uma das vítimas feitas pelos ataques norte-americanos e israelenses.
Após o anúncio da morte de Khamenei, o Irã ameaçou lançar a “ofensiva mais pesada” da história. O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, afirmou que o país persa considera se vingar pelos ataques de Israel e dos Estados Unidos como um “direito e dever legítimo”.
Em resposta, Trump ameaçou o Irã contra os ataques retaliatórios, dizendo “é melhor que eles não façam isso, porque se fizerem, nós os atingiremos com uma força nunca antes vista”. As agressões entre as partes seguem neste domingo.
Na véspera, Trump já havia afirmado que os ataques contra o Irã vão continuar “ininterruptos durante toda a semana ou pelo tempo que for necessário para alcançarmos nosso objetivo de PAZ EM TODO O ORIENTE MÉDIO E, DE FATO, NO MUNDO!”.
Por: CNN






