booked.net

Putin diz que Ocidente ignorou preocupações russas de segurança

Compartilhe:

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta terça-feira (1º) que o Ocidente ignorou as principais preocupações de seu país em relação à segurança na região.

“Está claro agora que as principais preocupações russas foram ignoradas”, disse Putin em sua 1ª entrevista coletiva em mais de um mês.

Moscou, que tenta evitar um avanço da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para o leste, vem aumentando sua presença militar na fronteira com a Ucrânia.

“Nós não percebemos considerações a três de nossas preocupações principais: a expansão da Otan, a recusa em retirar armamentos de ataque das áreas próximas às fronteiras e o retorno da infraestrutura militar ao que era em 1997, quando assinamos o acordo Rússia-Otan”, disse Putin.

No vídeo abaixo, veja a base aérea da Otan, na Estônia, com caças dos EUA enviados para reforçar a defesa do Báltico.

A tensão neste território tem escalado nas últimas semanas, ainda que os russos insistam em não ter intenções de invadir novamente o país vizinho.

Os Estados Unidos, no entanto, acreditam no “perigo iminente” de uma invasão e ameaçam os russos com fortes sanções caso algum ataque seja feito contra a  Ucrânia.

Na semana passada, os membros da Otan responderam formalmente a uma série de exigências russas que pediam garantias de que a Ucrânia não iria integrar a aliança militar do Ocidente.

Via-G1

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima