Com o objetivo de ampliar as opções de hospedagem e atender à crescente demanda de visitantes durante eventos como a ExpoAcre Juruá, o Novenário de Nossa Senhora da Glória e o Festival da Farinha, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul lançou o projeto Hospedagem Criativa. As inscrições para os interessados em participar começaram nesta quarta-feira, 18, e seguem até sexta-feira, 20 de junho.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, busca criar uma rede alternativa e solidária de hospedagem temporária, incentivando os moradores a disponibilizarem quartos, edículas, varandas, quintais e anexos para aluguel. O projeto pretende aliviar a pressão sobre a rede hoteleira tradicional, que, segundo a secretária Janaína Terças, já não consegue atender à alta demanda durante esses períodos.
Além de ampliar a oferta de hospedagem, o programa é também uma oportunidade de gerar renda extra para as famílias locais. Janaína destacou que a ideia segue modelos já adotados em outras cidades turísticas, como Parintins (AM) e Belém (PA), onde moradores alugam até espaços simples, como varandas e redes.
A secretária explicou ainda que os anfitriões podem utilizar plataformas como Airbnb e Booking, ou fazer os contratos de forma direta com os interessados. Um exemplo de sucesso já registrado foi o da moradora Lívia Lima, que alugou sua edícula por R$ 1.800,00 durante o período da ExpoJuruá, após notar a grande procura por hospedagem alternativa.
O projeto Hospedagem Criativa terá início oficial em 1º de julho e a expectativa é que moradores de diferentes bairros participem. Para quem tiver dificuldades com a inscrição online, a Secretaria de Turismo disponibilizou atendimento presencial no prédio da Prefeitura, no bairro Miritizal, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, e também na Sala do Empreendedor, localizada no térreo da sede da prefeitura no centro da cidade.
Além do suporte para o cadastro, a secretaria está oferecendo modelos de contratos de locação para orientar os interessados. A gestão municipal reforça que o projeto é uma oportunidade para que Cruzeiro do Sul acolha os visitantes com hospitalidade, ao mesmo tempo em que fortalece a economia local.