booked.net

Profissionais da educação do Juruá passam por capacitação para inicio do censo escolar 2024

Benedito Souza, coordenador do Censo em Cruzeiro do Sul, disse que o censo em Cruzeiro do Sul está melhorando, além dos alunos, os assistentes também estão sendo cadastrados. Em 2023, foi registrado um quantitativo de aproximadamente 11.659 alunos.

Compartilhe:

Redação Juruá Online

Teve início nesta terça-feira, 4, a coleta da primeira etapa do Censo Escolar 2024 em Cruzeiro do Sul, que aconteceu no auditório do Ministério Público. A iniciativa, promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), visa coletar dados essenciais sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula. O prazo para preenchimento dos formulários online no Sistema Educacenso ou para migração dos dados é até 31 de julho.

O Censo Escolar configura-se como peça fundamental para o planejamento e a execução das políticas públicas educacionais, tanto no âmbito municipal quanto estadual. Através dos dados coletados, é possível identificar as necessidades da rede de ensino, direcionar recursos de forma mais assertiva e acompanhar o desempenho dos alunos.

O promotor de justiça Leonardo Honorato destaca a relevância do Censo Escolar para a realidade educacional da Amazônia, onde os custos com a educação apresentam particularidades. “É muito importante que o censo esteja preenchido da maneira correta, especialmente para discutir política pública em Brasília, por exemplo. A gente sabe que a educação amazônica tem um custo diferenciado e esse custo, para aparecer para Brasília, a gente precisa que esses dados estejam inseridos no censo para levar uma discussão de qualidade para o MEC. Então, a promotoria tem feito essas parcerias com os municípios e com a Secretaria Estadual de Educação, para que a gente tenha essa atenção devida nesse momento agora do preenchimento sensório”, afirma Honorato.

Eberson Amorim, coordenador responsável pelo Censo Escolar em Rodrigues Alves, ressalta o crescimento no número de alunos matriculados no município. “Olha, Rodrigues Alves, referente ao 2022, nos vimos um crescimento. Foi importante, hoje atualmente temos mais de 4.560 alunos, divididos em educação inicial, final e EJA. É muito importante inserir esses alunos no censo escolar para captação de recursos. Hoje nós recebemos recursos, tanto do programa Sala de Recursos, como PDDA e PDDE Estrutura. Isso tem contribuído para a melhoria da nossa rede”, explica Amorim.

Rocinete Santos, coordenadora de ensino do Núcleo da Representação Estadual da Cibetra de Educação, destaca a importância do Censo para o monitoramento da qualidade da educação em Cruzeiro do Sul. “Eu gostaria de mencionar um ponto muito importante, é que a partir desses dados, é efetivado o resultado das avaliações externas, por exemplo. Além da escola, além do Estado ter essa necessidade de monitoramento do quantitativo do público-alvo que nós temos, mas que também o monitoramento desses dados, no caso fluxo escolar, vai impactar diretamente os resultados da avaliação externa, porque esse dado é gerado a partir desse Fluxo com o resultado da avaliação realizada pelos alunos”, disse Rocinete.

Wilson Dias da Costa, coordenador do Censo Escolar de Mâncio Lima, observa que o número de matrículas no município se mantém estável nos últimos anos. “Na verdade, nos últimos anos tem mantido estático, porque geralmente os nossos alunos que saem do município ao estado são mais do que os alunos novos que entram na creche pré-escolar. Então, mantém mais ou menos o equilíbrio, não tem crescido muito por esse motivo”, ressalta Costa.

Eclinio Furtado, secretário de Educação de Marechal Thaumaturgo, informa que o município registrou uma leve redução no número de matrículas em 2023 em relação a 2022. “Nós tivemos na coleta de 2023 um total de 5.176 matrículas. E quando é relacionado a 2022, houve uma leve redução. No ano de 2022, a gente tinha um número de 200 alunos a mais. Então, pelos dados do município, percebe-se que hoje a população de Marechal sofre uma instabilidade e o número de entrada de matrículas na rede é levemente inferior ao número de saídas”, afirma Furtado.

O Censo Escolar 2024 representa uma oportunidade crucial para fortalecer a educação em Cruzeiro do Sul e na região. A participação ativa de toda a comunidade escolar, desde os gestores até os alunos, é fundamental para o sucesso da iniciativa. Através do Censo, é possível construir uma educação de qualidade, que atenda às necessidades dos alunos e prepare-os para os desafios do futuro.

Benedito Souza, coordenador do Censo em Cruzeiro do Sul, disse que o censo em Cruzeiro do Sul está melhorando, além dos alunos, os assistentes também estão sendo cadastrados. Em 2023, foi registrado um quantitativo de aproximadamente 11.659 alunos.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima