PROERD forma primeira turma na Vila Assis Brasil e encerra atividades do ano em Cruzeiro do Sul

spot_img

Na manhã desta terça-feira (23), a Vila Assis Brasil foi palco da formatura de mais uma turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), desenvolvida pela Polícia Militar em parceria com a Secretaria Estadual de Educação. A ação marcou o encerramento das atividades do programa em 2025 na zona rural de Cruzeiro do Sul.

De acordo com o comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, major Abraão Silva, a formatura representa o fechamento de um ciclo importante de ações preventivas realizadas ao longo do ano. “É mais uma ação exitosa da Polícia Militar através do 6º Batalhão. Tivemos as turmas do primeiro semestre 210 alunos formados pelo PROERD da rede municipal de ensino. No segundo semestre, tivemos outros 307 alunos da zona urbana formados no PROERD, da Rede Estadual de Ensino. E agora, para concluir o ano, com mais 47 alunos aqui, a primeira turma da Vila Assis Brasil”, destacou.

O major ressaltou ainda a importância do programa como ferramenta de prevenção. “É um programa estadual de erradicação das drogas e da violência, que transmite lições importantes para que crianças e adolescentes se mantenham distantes das drogas. As lições aprendidas aqui são multiplicadas, elas são transferidas para todas aquelas pessoas que as crianças convivem, então eles acabam se tornando multiplicadores desse conhecimento. Foi um ano de muito sucesso, tivemos quase 600 alunos conformados entre a rede municipal e a rede estadual de ensino e por ano que vem, se Deus quiser, nós vamos ampliar esse público é alcançado pelo Proerd.”, afirmou.

O coordenador geral da representação da Secretaria Estadual de Educação em Cruzeiro do Sul, Adelan Gomes, reforçou a parceria entre a educação e a Polícia Militar. “mais um ano de parceria com a Polícia Militar, essa parceria que tem dado certo, nossos alunos têm levado a mensagem para os seus familiares e agora forma uma parceria prioritária aqui na comunidade da Vila, na qual a Escola Universo Infantil foi contemplada com essa ação da Polícia Militar, trazendo esses conhecimentos aos nossos alunos.”, disse.

Entre os formandos, o sentimento era de aprendizado e gratidão. O aluno Bruno Samuel, de 10 anos, da Escola Universo Infantil, falou sobre a experiência no programa. “O PROERD, para mim, é muito importante. Teve um ensinamento gigante para mim, que com certeza vai levar para minha vida. Aprendi sobre o bullying, a dizer não sobre as drogas. Aprendi também sobre lidar com tensão. Ser um adulto responsável. E ser um adulto de bom coração, gentil, igual minha professora.”, relatou.

A instrutora do PROERD, terceira sargento Maíra Santos, explicou como as aulas são conduzidas e quais lições são trabalhadas com os alunos. “A primeira lição a gente ensina é sobre responsabilidade, no caso entra na questão de ter responsabilidade com os deveres de casa, sobre as deveres de da escola que é o importante. E não deixar a diversão primeiro para após a responsabilidade. E as outras instâncias a gente ensina sobre a questão cigarro, a questão da bebida alcoólica, como lidar com a questão de quando uma pessoa vem oferecer o cigarro pra ele, como ele tem que dizer não, como ele tem que se posicionar”, explicou.

A formatura do PROERD na Vila Assis Brasil reforça o papel da prevenção como estratégia de segurança pública e educação, levando informações e valores que contribuem para a formação cidadã de crianças e adolescentes.

spot_img

Notícias relacionadas:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS