Primeiro Encontro das Engenharias reúne alunos e especialistas no Campus Floresta da Ufac

spot_img

O Campus Floresta da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Cruzeiro do Sul, sedia desde a última terça-feira (2) o 1º Encontro das Engenharias, que reúne estudantes e professores dos cursos de Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal, tanto do Campus Floresta quanto do Campus Sede. O evento, que encerra nesta sexta-feira (5), oferece palestras, oficinas, minicursos, painéis temáticos e atividades práticas voltadas ao fortalecimento da formação técnica e científica dos futuros profissionais.

O professor Eduardo Mitzke, um dos palestrantes, destacou que sua apresentação sobre pecuária leiteira tem o objetivo de chamar a atenção para práticas sustentáveis e rentáveis dentro das pequenas propriedades rurais. Segundo ele, a proposta é que a ideia, além de chamar a atenção com o tema, é mostrar, principalmente para os produtores, para os futuros técnicos, que é possível”. Ele reforçou que mais de 90% das propriedades do Acre são pequenas e precisam de acompanhamento técnico contínuo. “Não existe atividade agropecuária que dê mais dinheiro, entretanto não existe atividade agropecuária que dê mais trabalho”, afirmou. “A gente sabe que o estado do Acre é carente disso, a gente precisa de mais profissionais da área, pois não falta emprego, já deixando claro, o que falta são profissionais capacitados. Então a gente precisa treiná-los para que eles se tornem ótimos profissionais e desempenhem o papel que lhes foram concedidos.”

O professor Marco Bruno, também palestrante e docente do Campus Floresta, enfatizou a importância das discussões voltadas à realidade produtiva da região. “Estamos no terceiro dia do evento. É bem exitoso, engajamento muito bom. Estamos trabalhando assuntos tanto da engenharia agronômica, quanto da engenharia florestal, assuntos extremamente atuais, como o mercado de carbono, como cafeicultura, para nossa região aqui do Juruá, que já tem essa potencialidade. Então, nossos acadêmicos aqui, tanto da engenharia florestal, quanto da engenharia agronômica, estão tendo a oportunidade de conhecer profissionais a nível de Brasil e nossos destaques aqui no Acre também.” 

Para os estudantes, o evento tem impacto direto na formação. A acadêmica Helen Cristine, do oitavo período de Engenharia Florestal, avaliou a semana como enriquecedora.
“Essa semana está sendo bem enriquecedora, porque temos o privilégio de ter palestrantes de fora para ensinar para a gente, tanto mestres quanto doutores de fora”, comentou. Segundo ela, o contato com profissionais experientes ajuda a definir caminhos para o futuro. “A gente vê pessoas assim, profissionais trabalhando, a gente fica, nossa, um dia eu vou estar ali também.”

O coordenador do curso de Agronomia, professor Cleber Andolfato, destacou que o evento representa um marco para o campus. “Esse evento é um marco aqui na história do nosso Campus Florestas porque é a primeira vez que a gente está conseguindo fazer as duas semanas acadêmicas acontecerem no mesmo momento”, comentou. “o mercado de trabalho, como a gente costuma dizer, é um mercado que cada vez está mais interdisciplinar, onde as profissões estão trabalhando cada vez mais em coletivo”, explicou.

O Encontro das Engenharias segue até esta sexta-feira (5) com apresentação de trabalhos acadêmicos e encerramento das atividades formativas. O evento se consolida como uma iniciativa que integra ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo a formação profissional no Juruá.

spot_img

Notícias relacionadas:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS