Na manhã desta sexta-feira, equipes da prefeitura, representantes do Governo do Estado e forças de segurança estiveram na Praça Orleir Cameli para a vistoria final da estrutura do Carnaval Magid Almeida, que começa neste sábado, 14 de fevereiro, em Cruzeiro do Sul.



A inspeção reuniu secretários municipais, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para garantir que o espaço esteja adequado para receber o público durante as quatro noites de festa.
O prefeito Zequinha Lima destacou a importância da checagem prévia. “É importante fazer esse trabalho de vistoria um dia antes com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o Governo do Estado e nossos secretários, para garantir que as coisas realmente estejam de acordo e que possamos receber bem as pessoas, garantindo a segurança”, afirmou.
Ele aproveitou para convidar a população do Vale do Juruá. “Estamos prontos, preparados para receber a sociedade, para receber os foliões com segurança, com a garantia de que eles vão brincar tranquilamente no carnaval da paz”, declarou, acrescentando que as equipes trabalham há uma semana nos ajustes finais. “Vamos trabalhar dia e noite para que possamos receber cada folião com segurança aqui na Praça Orleir Cameli.”



O prefeito também ressaltou a valorização da cultura local. “Nossos cantores e músicos já estão há duas semanas treinando para apresentar um repertório atualizado, mas sem deixar de lado a tradição das marchinhas de carnaval que sempre são tocadas aqui.”
Programação e blocos
O secretário de Cultura, Flávio Rosas, explicou que a abertura da programação será com a Corrida da Fantasia. “Convidamos a população para participar. Nas outras noites teremos a banda oficial do carnaval, grupos de dança e DJ para completar a animação”, disse.
Sobre os blocos, ele destacou a inovação deste ano: “Teremos desfile no domingo, na segunda-feira e na terça-feira. No domingo e na segunda serão quatro blocos por noite, e na terça-feira faremos o fechamento geral com os oito blocos participando.”
Segurança reforçada
O tenente Alessandro Martins, do 6º Batalhão da Polícia Militar, informou que o esquema de segurança foi definido em conjunto com a organização do evento. “Vamos empenhar em torno de 50 operadores de segurança durante as noites carnavalescas para trazer um carnaval mais seguro e tranquilo para a população”, afirmou.
Ele alertou sobre a proibição de garrafas e copos de vidro na área da festa. “É um objeto que pode, a qualquer momento, se tornar uma arma potencial e até letal.” Segundo o oficial, o policiamento nos bairros seguirá normalmente durante o período.


Geração de renda
A secretária Janaina Terças destacou o impacto econômico do evento. “Muita gente não vê esse lado. Tem pessoas que vêm empreender para suprir necessidades do ano todo. É um volume muito grande de vendas”, afirmou. Cerca de 70 empreendedores fixos estarão dentro do perímetro do carnaval, além de ambulantes.
Ela também falou sobre o programa Estacionamento Criativo, que permitirá a moradores das proximidades oferecer vagas sinalizadas. O valor sugerido é de R$ 20 para carros e R$ 10 para motocicletas.
Entre os empreendedores está Ana Pinheiro, do tradicional Espetinho da Ana. “É nesses eventos que conseguimos arrecadar uma boa renda. Somos um dos mais conhecidos dos eventos de Cruzeiro do Sul”, disse. A meta este ano é ambiciosa: “Queremos vender de 300 a 400 espetinhos por noite.”
Com programação extensa, segurança reforçada e expectativa de grande público, o Carnaval Magid Almeida promete movimentar a Praça Orleir Cameli e aquecer a economia local durante quatro noites de folia.






